Os consumidores actuais – os chamados consumidores digitais – compram cada vez mais pela internet. Por isso, criar uma loja online tornou-se uma estratégia obrigatória para as empresas que querem vender mais os seus produtos e ganhar destaque no mercado. Para criar uma loja online, é preciso saber como funciona o eCommerce, analisar o mercado e determinar o que vender na loja online.
Passos para criar uma loja online
1 – Saber como funcionam as vendas pela Internet
Criar uma loja online não significa que vai ter menos trabalho ou ganhar muito dinheiro de forma rápida. Tendo em conta que o mundo das vendas é cada vez mais competitivo, principalmente na era digital, é preciso trabalhar bem para que os seus esforços sejam bem sucedidos. Portanto, há que entender que eCommerce significa vender através de um canal digital, mas com a mesma carga de trabalho. A maior diferença está nos custos envolvidos, uma vez que não existem gastos com uma loja física.
2 – Ter um bom planeamento
Devido à crescente competitividade entre empresas no mundo virtual, é essencial definir um plano de negócios bem estruturado.
3 – Foque-se nos nichos de mercado
Nos nichos de mercado, existe baixa competitividade, sendo bons para os novos empreendedores. Tenha presença nesses nichos com produtos de alto valor acrescido.
Características físicas dos produtos na sua loja online
Tem de ter em conta as características físicas dos produtos, na hora de criar uma loja online. O ideal é separar os produtos por grupos:
- Peso dos produtos: separe os produtos pequenos e leves dos grandes e pesados, pois assim evita problemas relacionados com armazenagem.
- Produtos de valor acrescentado: estes são aqueles produtos que passaram por processos que lhes acrescentaram mais valor.
- Produtos exclusivos: tendo baixa concorrência, os produtos exclusivos facilitam o seu eCommerce.
Como impulsionar o seu eCommerce?
Muitas vezes, as empresas não sabem como irão dar a conhecer as suas lojas virtuais. Eis algumas dicas para alavancar o seu eCommerce:
- Construa um blog e ganhe autoridade: uma empresa com um blog mostra que sabe do que estás a falar. Além disso, ajuda os usuários a tirar dúvidas, bem como dá conselhos e dicas.
- Use o Email Marketing: envie um email aos seus clientes a informar que criou uma loja online. Pode, por exemplo, destacar alguns produtos no email que agradem às pessoas. Para isso, convém segmentar o público-alvo, para mostrar os produtos mais adequados.
- Use as redes sociais: as redes são ideais para proliferar a informação.
Quando a loja online já estiver criada, acompanhe os resultados e faça correcções com frequência.