A pesquisa de mercado é muito importante para entender o nosso público-alvo, a nossa área de actuação e o lançamento de novos produtos. Com uma boa estrutura de levantamento de dados, a pesquisa de mercado ajuda a tomar as melhores decisões para a sua empresa.
O levantamento de dados é a busca de informações essenciais para encontrar novas e mehores oportunidades de negócio ou se determinada área de actuação está com muito sucesso no mercado. Assim, será possível identificar os caminhos a seguir.
Quais as vantagens de uma pesquisa de mercado?
- A empresa toma decisões mais assertivas e eficazes;
- Conhecimento mais aprofundado do público-alvo;
- Lançamento de produtos e serviços que vão melhor ao encontro das preferências do público;
- Prática de preços mais justos e competitivos;
- Entendimento do funcionamento do mercado, agarrando melhor as oportunidades;
- Possibilidade de explorar novos nichos, com mais precisão e escolhas certeiras.
Tipos de pesquisa de mercado
Pesquisa de preço
Neste tipo, o objectivo é calcular os gastos e a média de lucro desejada, verificando se o preço terá aceitação junto do seu público. Isto serve para evitar que a empresa produza, mas depois não veja retorno, por o público não aceitar o preço.
Esta pesquisa costuma ser feita com uma amostra do seu público. Irá, assim, analisar se as pessoas estão dispostas a pagar determinado valor pelo seu produto.
Aceitação do produto
Antes de lançar um produto no mercado, verifique se ele é importante para elas e se irão gostar. Nesta etapa é possível detectar falhas e corrigi-las antes do lançamento.
Pesquisa de divulgação
Nesta pesquisa, verifique quais serão os canais utlizados, ou seja, em quais canais o seu público vai preferir ser abordado. Assim, as acções de marketing serão mais certeiras.
Análise da concorrência
Aqui, o objectivo é analisar qual o comportamento dos concorrentes, a forma como falam dos seus produtos, o atendimento oferecido, etc. Pode experimentar comprar os produtos deles, para analisar como actuam.
Como fazer a sua pesquisa de mercado?
Normalmente, as pesquisas são feitas através de questionários, distribuídos pela internet ou no mundo físico. A sua elaboração deve ser feita com atenção, portanto defina bem os objectivos da sua pesquisa antes de redigir as perguntas.
O passo a seguir é a especificação do público que pretende consultar. Pode ser, por exemplo, testar uma metodologia de atendimento a fornecedores, pelo que o estudo deverá ser feito directamente com eles.
Em seguida, defina a amostra do seu público, ou seja, quantas pessoas serão entrevistadas. Opte por entrevistar grupos com mais de 50 pessoas, pois uma amostra mais pequena pode não levar a boas conclusões.
Quando o questionário estiver pronto, valide com a equipa, que pode ajudar a completá-lo.
A etapa seguinte é a escolha do meio de distribuição do questionário. Pode usar o Google Forms ou fazer inquéritos no meio físico, como nas ruas ou centros comerciais.