O chatbot revolucionou a forma como as marcas e as pessoas se relacionam e comunicam.
O relacionamento entre as pessoas e as marcas será muito semelhante a uma conversa real, aproximando as marcas do público.
Vantagens
Redução de custos
Não é necessário alocar recursos humanos. A assistência humana é apenas necessária em situações mais complexas ou específicas. Além disso, permite gerar maior número de leads.
Mais eficiência no atendimento e captação de clientes
Os chatbots vão aprendendo com as interações e conseguem saber os interesses do utilizador. O atendimento em tempo real, com informações e detalhes sobre os produtos, deixará o cliente muito mais satisfeito.
Mais produtividade e agilidade no negócio
Os chatbots permitem à empresa economizar tempo e focar-se no negócio em si. Aprimoram a logística, uma vez que possibilitam o cancelamento de pedidos
Escalabilidade
Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, várias pessoas podem ser atendidas ao mesmo tempo, sendo uma solução mais rápida para empresa e para os clientes.
Fortalece o pós-venda
Pode ser usado para melhorar o serviço pós-venda ao cliente, tentando perceber a experiência de compra. O cliente terá a oportunidade de comentar a sua experiência.
Empatia com diferentes públicos
É sempre simpático e acolhedor para o cliente. Pode ter maneiras diferentes de atender distintos públicos, sem deixar de dar a informação correcta.
Hoje em dia, os clientes querem respostas rápidas. Por isso, o assistente virtual inteligente é a solução ideal para as empresas.
Os chatbots padronizam o conteúdo, sendo capazes de oferecer a mesma informação de acordo com as perguntas dos clientes. Assim, diminui o tempo de espera no atendimento e aumenta a qualidade do tratamento oferecido aos clientes. Além disso, armazena informações sobre as preferências de compra dos clientes, facilitando as estratégias de marketing da empresa.
Os chatbots agilizam os processos de pedidos de informação, alterações etc. Adicionalmente, oferecem várias informações sobre os produtos, bem como permitem que os clientes façam pedidos.