Com o crescimento da tecnologia, as vendas no mundo digital começaram a ganhar forte relevo. Além disso, com a ascensão das redes sociais, nós já não procuramos a informação; ela é que vem ter connosco. Isto deu origem a novos processos de decisão e a um novo tipo de consumidor: o consumidor digital. A informação está em toda a parte e as empresas devem adaptar-se a esta nova realidade para poderem prosperar, pois mudou a maneira de vender, bem como a maneira de comprar.
O crescimento da Internet, os avanços tecnológicos e os smartphones contribuíram para o surgimento do novo consumidor digital. Os consumidores pretendem ser tão bem atendidos no mundo online, como seriam nas lojas físicas. Além disso, procuram qualidade, bons preços, segurança e marcas preocupadas com eles.
Características do consumidor digital
Mais informado
Cada vez mais, o consumidor digital pesquisa antes de comprar. Por isso, as empresas devem fornecer as informações sobre os produtos e/ou serviços de forma clara e transparente. Além disso, na pesquisa de uma solução, o consumidor costuma procurar as opiniões de outras pessoas que tenham usado o produto/serviço.
Mais conectado
Está conectado a qualquer hora e em qualquer lugar, principalmente por causa do crescente uso dos dispositivos móveis
Menos impulsivo
O consumidor digital é mais sensível ao preço e as suas práticas de consumo são mais ponderadas e conscientes.
Mais exigente
O consumidor digital está à espera de que a empresa “converse” com ele e esclareça as suas dúvidas o mais rápido possível, inclusive no mesmo instante em que as dúvidas são apresentadas.
Mais participativo
O consumidor digital tem tendência a partilhar as suas opiniões e experiências: se gostou ou não do produto, se teve algum problema com o atendimento, etc. As empresas podem pensar que este hábito é prejudicial, mas não; pelo contrário! Ao conhecer as diferentes opiniões, sejam negativas ou positivas, as empresas terão mais noção se estão a prestar um bom serviço, se o produto se adequa ao que os consumidores procuram ou se precisa de ser melhorado.
Quais são os hábitos do novo consumidor digital?
Dinâmico: busca comunicação directa, imediata e envolvente
Experiência: avalia a usabilidade, a comunicação, o preço, as condições de pagamento, etc, antes de partir para a compra
Multicanal: existem vários pontos de contacto que as marcas podem usar para conversar com o consumidor digital
Inteligência Artificial: há que investir na inteligência artificial para poupar tempo, dinheiro e facilitar a vida dos consumidores. É o caso dos chatbots, que fornecem respostas em tempo real.
Mobile: os consumidores cada vez mais recorrem ao smartphone para pesquisar as soluções que pretendem e se devem adquirir ou não.
Sustentabilidade: os consumidores já não procuram saber apenas os atributos do produto, mas também o posicionamento ético das marcas e buscam produtos sustentáveis.
O mundo digital revolucionou o comportamento de compra, pelo que as empresas precisam de se adaptar ao novo consumidor digital, aos novos processos de decisão e às novas formas de comprar, para poderem encontrar as melhores maneiras de vender.