evolução dos dispositivos móveis

Os telemóveis mudaram radicalmente o mundo em que vivemos e os dispositivos móveis continuam a evoluir muito rapidamente. Vamos ver como a evolução dos dispositivos móveis nas últimas décadas, as suas funcionalidades e como o seu rápido crescimento está a mudar a forma de comercializar as empresas.

Sabia que a primeira chamada efectuada por um telemóvel foi em 1973? Foram precisos 11 anos até que o primeiro telemóvel portátil comercial fosse vendido, no mundo, em 1984. Desde então, os telemóveis evoluíram bastante, diminuíram de tamanho e expandiram as funcionalidades. Actualmente, são parte essencial da vida diária, ou seja, mais do que uma forma de fazer chamadas, os telemóveis tornaram-se dispositivos multimédia. É possível fazer buscas na internet, consultar o email, tirar fotos, navegar com o GPS, publicar nas redes sociais e muito mais. Assim, sendo tão úteis e convenientes, os dispositivos móveis têm cada vez mais o nosso tempo, pois são cada vez mais usados do que desktops e computadores portáteis. Por exemplo, quando vemos televisão, temos tendência a ter o telemóvel na mão. Além disso, graças a estes aparelhos, as pessoas estão cada vez mais activas nas redes sociais.

Mas como esta evolução dos dispositivos móveis é vantajosa para a sua empresa?

A sua estratégia de marketing tem de visar os clientes onde eles estiverem, ou seja, através dos dispositivos móveis. Se pretende aumentar a notoriedade da marca, encorajar a fidelização dos clientes ou aumentar a receita, estes dispositivos podem oferecer às empresas várias hipóteses de alcançar os clientes certos, no local e hora certos.

Como aproveitar a evolução dos dispositivos móveis?

Website optimizado

Comece por desenvolver um website que funcione bem em dispositivos móveis. Portanto, invista num design adaptável a dispositivos móveis, que abra correctamente em qualquer tipo de ecrã. Outra ideia é, por exemplo, incluir um botão para contacto telefónico no topo da página, de modo a que a pessoa simplesmente clique e efectue a chamada.

Redes sociais

Como já referimos, as pessoas estão cada vez mais activas nas redes sociais. Por isso, mantenha as suas redes actualizadas e tente chegar ao seu público através deste meio. Por exemplo, se estiver com alguma promoção ou descontos, use as redes sociais para chegar ao seu público e para as pessoas saberem que está a fazer a dita promoção.

SMS Marketing

Tendo em conta que as pessoas estão sempre com o telemóvel à mão, o SMS Marketing é o canal mais imediato e directo para chegar ao seu público e estimular as compras. Saiba mais vantagens do SMS Marketing neste nosso artigo.

Aplicações móveis

E que tal criar uma aplicação móvel para que as pessoas possam comprar online? Esta é uma boa estratégia para o seu ecommerce. As pessoas podem instalar a aplicação nos seus dispositivos e a partir daí fazer compras. É o caso da Amazon ou da Wish.