Hoje em dia, é rara a pessoa que não possua um dispositivo móvel. O aumento do uso dos telemóveis faz com que os consumidores estejam a mudar o seu comportamento na hora de adquirir produtos ou serviços. Desta forma, as empresas precisam de chegar a eles a qualquer hora e qualquer lugar. Por isso, uma boa opção para as empresas é investir em SMS Marketing, para poder alcançá-los.
Quer conhecer as vantagens do SMS Marketing? Confira abaixo!
1. Canal mais imediato
Cerca de 98% dos SMS enviados são abertos e lidos, por isso, esta comunicação é mais directa e ajuda a estimular a compra. O uso desta comunicação directa pode cultivar relações mais duradouras entre as marcas e os consumidores.
2. Entrega instantânea
As mensagens de texto são entregues em poucos segundos, mais rápido do que outras estratégias de marketing, como o email.
3. Rápido feedback
Os consumidores são mais propensos a responder a inquéritos pelo smartphone, por isso as marcas podem fazer questionários e receber resposta num curto período de tempo. O feedback dos clientes é fulcral para perceber o que os clientes preferem e quais as tendências do mercado.
4. Alta taxa de abertura
A taxa de abertura do SMS é muito superior à do email, sendo esta uma das principais vantagens do SMS Marketing. As marcas não precisarão de se preocupar com assuntos espectaculares para incentivar os destinatários a abrir a mensagem, pois eles automaticamente irão abrir a SMS assim que o telemóvel toca.
5. Alta taxa de conversão
Os consumidores reagem melhor aos call to action em SMS do que noutros canais de comunicação, dada a simplicidade da mensagem. Os SMS são curtos, não incluem muitos links e não têm imagens, por isso o call to action é claro e directo. São tomadas mais acções através do telemóvel, comparando com outras estratégias de marketing.
6. Sem spam
Ao contrário do email, não existe filtro de spam nos SMS, por isso as empresas não têm de se preocupar com a possibilidade de os SMS irem parar à caixa de spam. Além disso, o cliente, quando opta por receber a mensagem, não precisa de marcar a empresa como uma origem segura; os SMS são sempre recebidos. Isto representa uma ligação mais directa com o cliente.
7. Sem acesso obrigatório à Internet
Outra das vantagens do SMS Marketing é o facto de as poucas pessoas que não têm smartphone, mas sim um telemóvel sem acesso à Internet, poderem receber a mensagem na mesma. Assim, o SMS Marketing é uma das ferramentas mais acessíveis.
8. Mensagens curtas
As mensagens curtas ajudam à construção de uma comunicação clara e directa, bem como facilitam a transmissão da mensagem.
9. Plataforma flexível
Pode seleccionar o público-alvo ao qual pretende enviar a mensagem ou simplesmente enviar para toda a lista de contactos. O SMS molda-se a qualquer mensagem que pretende transmitir, seja uma promoção ou actualização sobre a empresa.
10. Potencial de mercado
Quase toda a gente tem telemóvel! Desde que os telemóveis e as mensagens de texto existem, sempre foram e são cada vez mais usados pelas pessoas. Os utilizadores de telemóveis representam quase todos os grupos demográficos.
11. Amigo do ambiente
A maioria das estratégias de Marketing Digital são ecológicas, por isso não podemos descartar esta vantagem ao falar de SMS Marketing. É a solução excelente para as empresas que cada vez mais se preocupam com o meio ambiente.
12. Custo reduzido
Uma das vantagens do SMS Marketing é o baixo custo da sua implementação, dada a existência de soluções e serviços SMS que facilitam o envio de mensagens escritas a um elevado número de destinatários simultaneamente.
Não há motivos para ignorar estas vantagens de SMS Marketing! Agora que já as conhece, comece a implementar esta estratégia para alcançar os seus potenciais clientes.