email marketing no dia dos namorados

Já começou o mês de Fevereiro e com ele virá o dia dos namorados. Isto significa que as empresas devem pensar numa estratégia para aproveitar este dia para vender mais. O envio de emails pode ajudar imenso. Quer saber como usar o email marketing no dia dos namorados? Leia as dicas abaixo e dê mais destaque à sua empresa nesta altura do ano!

Dicas para envios de email marketing no dia dos namorados

1 – Considere o seu tipo de negócio

Avalie de que forma o seu negócio se pode encaixar nesta data comemorativa. Caso contrário, não adianta forçar o envio de um email marketing no dia dos namorados. Esta data é sobre amor e paixão, portanto não faria sentido ligar estes temas a, por exemplo, máquinas industriais. Por outro lado, se o seu negócio for um restaurante, loja de perfumes, loja de chocolates ou hotel, deve sim aproveitar esta data para vender mais! Pode oferecer condições especiais, descontos e muito mais.

2 – Crie uma edição especial do email

Depois de avaliar se o seu negócio se encaixa perfeitamente na data, é hora de criar o seu email. Seleccione os melhores produtos/serviços que combinam melhor com esta data e com os diferentes tipos de casais.

A ideia é criar uma química com os cliente. Para isso, ajude-os a escolher, dando sugestões de produtos, promoções ou até mesmo transporte grátis. Deixe também claro como funcionam as trocas, uma vez que os seus clientes estão a comprar para presentar.

E que tal criar um top 10 dos seus produtos mais vendidos e enviar no seu email marketing no dia dos namorados? Pode até criar diferentes listas, por exemplo, os produtos mais românticos, aqueles com mais desconto… Isto vai ajudar a aumentar a taxa de cliques e, posteriormente, a de conversão.

3 – Não imponha vendas

Ao contrário de impor as vendas, sugira produtos. Em vez de usar expressões no imperativo, como “compre agora”, use expressões como “veja as nossas sugestões”. O email deve ter um carácter mais sugestivo, pois a pessoa que recebe o email é que sabe quais as preferências do companheiro ou companheira. Portanto, o ideal é guiar e auxiliar na compra.

Além de sugerir produtos, também pode enviar dicas de presentes, como um artigo do blog. Aproveite o dia dos namorados não só para vender, mas também para sugerir boas dicas. Isto vai incentivar as pessoas a comprar.

4 – Ofereça mais opções

Vamos supor este cenário: o cliente abriu o seu email, viu cada produto, leu até ao fim, mas não encontrou o presente ideal. Para estes casos, pode oferecer um cartão de presente virtual ou enviar um código de desconto, para a pessoa visitar a sua loja física ou online e procurar mais produtos. Assim, estará a ajudar os mais indecisos e a sua taxa de conversão será maior.

5 – Ofereça opções a quem não está num relacionamento

E que tal aproveitar o dia dos namorados para oferecer vantagens a quem não namora? Nem todas as pessoas na sua base de dados estão num relacionamento sério. Aliás, é difícil para uma empresa obter esta informação. Por isso, aproveite a oportunidade para oferecer descontos e outros tipos de vantagens que agradem o seu público em geral.

6 – Segmente por interesse

Antes de separar o seu público por género (por exemplo, sugestões de presentes masculinos a mulheres), deve compreender quem é o seu público. Será boa ideia realizar envios prévios, com diferentes calls-to-action, pro exemplo “presentes para ele” e “presentes para ela”. Só assim saberá qual o interesse dos usuários. Também pode segmentar com base nos interesses demonstrados nos anos anteriores e também conforme a idade.

7 – Design apelativo

No seu email marketing no dia dos namorados, use elementos visuais que façam lembrar a data. Além disso, o seu design deve destacar informações importantes, como a validade da oferta.

Não crie um email com uma única imagem, senão pode para ao spam; esta dica é válida para qualquer campanha de email marketing. Portanto, intercale texto com imagens. E não se esqueça de que o seu email deve ser responsivo, ou seja, adaptado a dispositivos móveis.

8 – Envie na hora certa

Normalmente, as pessoas fazem as compras para o dia dos namorados muito perto da data. Por isso, vale a pena investir nos emails enviados próximos do dia 14 de fevereiro. No entanto, tenha cuidado se a sua oferta exigir maior tempo de decisão, como uma viagem ou produtos de alto valor.

Outra dica fundamental é não insistir com as pessoas que já compraram nem com aquelas que não compararam. A abordagem deve ser “soft”, amigável.

9 – Investa tempo na linha de assunto

Esta dica também é válida para todas as campanhas de email. Um bom assunto determina a taxa de abertura. O segredo é dizer às pessoas o que vão encontrar no email e não o que podem comprar. Venda soluções! Além disso, o assunto deve ser claro e directo.