divulgar a sua empresa

Para divulgar a sua empresa tem de a promover e usar os melhores canais para chegar ao seu público. Mas como fazer isto?

No mundo do marketing digital, existem diversas ferramentas e canais que ajudam na sua estratégia e a obter mais vantagem competitiva.

Então, como divulgar a sua empresa?

1 – Elabore um plano de marketing

O plano de marketing vai responder a várias perguntas, como onde pode vender o produto, como comunicar com as pessoas, como divulgar a empresa, etc. Ao elaborar o plano de marketing, a empresa vai definir as acções estratégicas para se destacar e vender os seus produtos.

Não sabe como começar? Leia o nosso artigo sobre a elaboração de um plano de marketing.

2 – Use o Google

O Google é a principal opção das pessoas na hora de pesquisar informações e marcas. Na elaboração do seu website, tenha em conta as palavras-chave mais pesquisadas nos motores de busca, principalmente o Google. Não basta ter somente um website; o mais importante é fazer com que ele seja encontrado. Por isso, use ferramentas como o Google Trends ou Ubersuggest para aprimorar o seu SEO.

Leia o artigo: Dicas de SEO para e-commerce: pesquise as melhores palavras-chave

Leia também: Mitos de SEO que prejudicam a sua estratégia

Não se esqueça do Google Ads. Esta plataforma de anúncios da Google é bastante útil para chegar às pessoas certas na hora certa, pois o seu website será acedido por pessoas que estão à procura dos seus produtos.

3 – Use as redes sociais

As redes sociais têm-se mostrado bastante eficazes na interacção entre clientes e empresas, assim como para promover os produtos ou serviços. Contudo, há que definir uma estratégia para cada uma, pois cada rede tem os seus objectivos e, portanto, públicos diferentes. Por isso, na hora de divulgar a sua empresa nas redes sociais, escolha quais são as melhores para si. Por exemplo, se achar que poderá atrair muitas pessoas através de fotografias apelativas e de qualidade, use o instagram. Se for uma empresa B2B, o Linkedin pode ser uma melhor opção.

4 – Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo vai divulgar a sua empresa, na medida em que se foca em oferecer conteúdo de qualidade ao seus visitantes. Por exemplo, se tiver uma empresa de doces, pode criar uma secção de blog no seu site e escrever artigos, como receitas de bolos, doçaria, entre outros. Se uma pessoa pesquisar, por exemplo, “receita de bolo de chocolate”, pode encontrar o seu website e interessar-se pelos seus produtos.

Isto é que é a estratégia de inbound marketing: a empresa não vai atrás dos clientes, mas sim o contrário. Esta metodologia consiste em quatro fases:

  • Atrair: oferecendo o conteúdo relevante;
  • Converter: transformar os visitantes em leads;
  • Vender: ajudar na decisão de compra;
  • Fidelizar: manter o contacto com o cliente, estabelecendo uma relação duradoura.

Leia as nossas dicas para um bom marketing de conteúdo.

5 – Email Marketing

O email é muito usado e intemporal. Além disso, quase toda a gente tem email, pelo que seria um desperdício não aproveitar esta oportunidade.

O ideal é obter os emails dos seus clientes, segmentar de acordo com interesses ou outros dados relevantes e criar uma newsletter apelativa. Saiba como conseguir mais subscritores.

6 – SMS Marketing

O SMS Marketing é um canal ainda mais directo e tem vantagens que o Email Marketing não tem: a taxa de abertura é muito maior, o envio é quase imediato, a mensagem deve ser curta e sucinta (não tendo de se preocupar com um design apelativo, como no email marketing).

Este canal é muito útil para enviar promoções e lembretes.