plano de marketing

O Plano de Marketing é o conjunto de acções de Marketing, com o foco de promover a empresa, uma marca, produtos ou serviços, visando alcançar determinado objectivo. O Plano de Marketing é extremamente importante para as empresas, pois é através dele que elas se dão a conhecer a potenciais clientes e mantêm relações com os clientes actuais. Além disso, o plano permite antecipar, formalizar e articular as principais decisões da empresa.

Portanto, o Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão para que a empresa se mantenha competitiva no mercado, mediante estratégias definidas. Vamos perceber então que passos são fundamentais e que permitem realizar os projectos da empresa.

 

Passos para criar o Plano de Marketing

 

Contextualização

Isto é basicamente o diagnóstico da situação actual da empresa, a nível externo (mercado e concorrência) e interno. Por outras palavras, é a análise do meio envolvente. Compreendendo estes factores, a empresa conseguirá definir os objectivos.

  • Conheça bem o mercado em que a empresa está inserida
  • Conheça a sua concorrência e como ela age, para criar acções que se destaquem dela
  • Identifique os recursos materiais e intelectuais que tem à disposição para colocar o plano de marketing em prática. Isto inclui o dinheiro que será preciso, os recursos humanos, etc.

 

Análise SWOT

A SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) é uma análise interna e externa que permite analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. As forças e as fraquezas inserem-se na análise interna, ou seja, perceber os pontos fortes e fracos da empresa, unicamente. As oportunidades e as ameaças pertencem à análise externa, por exemplo, leis, existência de concorrência forte, etc.

 

Público-alvo e/ou personas

Descreva o perfil de cliente ideal para a sua empresa. Esse perfil pode ser um público-alvo ou personas. Entenda a diferença:

 

Público-alvo

É a definição do grupo de pessoas que vão usar o produto/serviço, a nível social, económico e demográfico. Inclui:

  • estado civil
  • formação
  • género
  • hábitos de compra
  • idade
  • profissão
  • local de residência

Exemplo de público-alvo: mulheres, com idades entre 30 e 40 anos, formação superior, salário entre €800 e €1500, casadas, residentes em Lisboa, que comprem produtos para o lar.

 

Persona

É uma personagem fictícia, ou seja, um perfil do cliente ideal de uma empresa. É muito mais específico do que o público-alvo e tem como objectivo compreender melhor quem é o cliente e quais as suas principais necessidades. Além dos factores do público-alvo, a definição duma persona inclui também:

  • Nome fictício
  • Breve rotina diária da persona
  • Estilo de vida
  • Hobbies
  • Valores
  • Dúvidas
  • Ambições

Exemplo de persona: O Tiago é um homem de 31 anos, de classe média, português e mora no Algarve, em Tavira. É formado em Gestão, trabalha numa empresa de consultoria, mas procura recolocação profissional. Gosta muito de cozinhar e pretende dedicar-se mais a esse hobby. Ao fim de semana, costuma combinar um café com os amigos. Não costuma comprar produtos caros, mas se precisar não se importa de gastar um pouco mais de dinheiro se o produto tiver mais qualidade. Ele é extrovertido e está sempre rodeado de colegas.

 

plano de marketing - público-alvo e personas

 

Objectivos

Um Plano de Marketing só existe se tiver um objectivo, ou vários, em vista. Por exemplo, fazer com que a marca seja mais conhecida, aumentar as vendas em 30%, aumentar o preço dos produtos em 10%, etc. É importante que os objectivos sejam SMART: específicos (specific), mensuráveis (measurable), atingíveis (attainable), relevantes (relevant) e datados (time based).

 

plano de marketing - objectivos

 

Estratégia para alcançar os objectivos

Para as empresas venderem mais, precisam de novos leads, que são contactos que se poderão transformar em clientes. Há muitas maneiras de atrair novos leads:

  • Participação em eventos ou feiras internacionais
  • Acordos com parceiros que abram portas a novos clientes. Por exemplo, pode divulgar os produtos do parceiro e vice-versa
  • Recompensar os clientes que trazem novos leads
  • Escrever e publicar artigos relevantes para as pessoas nos canais que elas procuram. Os artigos devem ser informativos (consequentemente, relevantes), em vez de serem uma autopromoção.
  • Participar em fóruns para conquistar prestígio, de forma subtil
  • Email Marketing
  • Programas de fidelidade, para incentivar os clientes a repetir compras
  • Utilizar as redes sociais, se for relevante para o seu negócio

 

Orçamento

O Plano de Marketing tem de estar adequado ao orçamento disponível. Por isso, conhecer bem o orçamento disponível permite organizar melhor os investimentos em marketing. Não faça um plano muito tímido nem muito extravagante – encontre um equilíbrio.

 

Cronograma

Por fim, a definição de um cronograma é importante para acompanhar a execução do Plano de Marketing definido. Basicamente, o cronograma determina quando determinada acção será realizada. O cronograma, além de incluir datas, inclui também os esforços necessários para a realização de cada acção.