Construir um bom e-commerce não é tarefa fácil e há erros que muitas empresas ainda cometem nas suas lojas online.
É comum darmos dicas e escrevermos sobre as melhores práticas a seguir. Porém, também é importante focarmo-nos nos erros que devem ser evitados, em qualquer estratégia. Ao sabermos o que devemos evitar, será mais fácil alcançar resultados positivos. Por isso, hoje vamos ver quais são os erros de e-commerce que todos deveremos evitar.
Evite estes erros de e-commerce
Não investir em Recursos Humanos
Este é logo o primeiro ponto, pois se houve este erro, certamente vão existir os restantes erros de e-commerce.
Os empreendedores tendem a não valorizar os recursos humanos, principalmente se for um negócio novo, deixando todas as tarefas para si mesmos. Contudo, não será possível o negócio crescer se não houver mais pessoas a apoiar.
Dessas tarefas que tem concentradas para si, identifique as que podem ser realizadas por outras pessoas, por exemplo, tratar do design do website, tratar das encomendas etc. Opte por recrutar outros elementos ou até mesmo serviços externos, de empresas que possam realizar essas tarefas. Para automatizar os processos, recorra à tecnologia, pois o tempo de execução e os erros cometidos serão minimizados.
Não colectar emails
Crie uma lista de contactos para realizar acções de email marketing, para chegar directamente aos seus consumidores. Como pode fazer isto?
- Através de uma landing page
- Subscrição de newsletters
- Fazer com que as pessoas criem uma conta na sua loja online para poder comprar
- Entre muito mais.
Aproveite qualquer oportunidade para recolher emails e enviar newsletters aos seus clientes e potenciais clientes. Assim, a sua loja online irá prosperar.
Usar um tema gratuito
Outro dos erros de e-commerce é a tentação de usar temas gratuitos. Porém, será mais difícil fazer com que a sua loja online se destaque da concorrência. Por isso, convém comprar um tema que seja apelativo e, mais importante, adaptável a dispositivos móveis.
O site não está optimizado para dispositivos móveis
Com a evolução dos dispositivos móveis, hoje em dia as pessoas acedem mais aos websites pelo smartphone em vez do computador. Por causa disso, o Google já começou a dar menos ranking aos sites que não abrem correctamente em dispositivos móveis. Vamos ver o nosso próprio exemplo. Quando estamos a pesquisar algum site no smartphone e ele não abre, saímos e procuramos outro. Toda a gente faz isso. Por isso, certifique-se de que o sei website e loja online funcionam correctamente.
Imagens com má qualidade
Este é um dos maiores erros de e-commerce. Porquê? Se as pessoas estão a comprar online, não estão a ver o produto fisicamente. Portanto, é muito importante as imagens terem uma óptima qualidade, para que as pessoas possam ver claramente como é o produto. Se não conseguirem ver, vão desistir da compra, pois vão ter receio de que o produto não chegue às suas expectativas.
Então, inclua imagens com diferentes ângulos dos seus produtos, variações de cor, ou outras opções. Não faça upload de uma imagem pequena, que não deixa ver bem o produto. Além disso, disponibilize o zoom, para que as pessoas possam aumentar a imagem para ver melhor. Isto só será possível com imagem de boa qualidade; se forem pequenas, ao fazer zoom vão ficar desfocadas.
Tratar a loja online como uma loja física
Se o seu negócio também tem uma loja física, tente criar a loja online sem ser uma réplica da loja física. Muitos produtos populares na loja física podem não ser tão populares no online e vice-versa. Portanto, avalie os produtos com mais sucesso tanto dum lado como do outro. Além disso, para cada uma, há métodos diferentes para atrair os clientes e converter em vendas.
Não dar importância ao atendimento ao cliente
É muito necessário oferecer um excelente e efectivo atendimento ao cliente, de modo a ajudar as pessoas em caso de confusão ou problemas.
Checkout complicado
Este é outro dos erros de e-commerce mais graves. Se o checkout da compra do produto for complicado, sabe o que vai acontecer? O cliente desiste. O checkout e a secção do carrinho devem ser fáceis e intuitivas, de modo a que as pessoas consigam completar as suas compras.
Não destacar informações importantes
Este erro está relacionado com o anterior. A falta de informações sobre os métodos de pagamento e custos de envio vai fazer com que os clientes desistam da compra. Por isso, tenha em conta certas informações, como métodos de pagamento, custos de envio, tempo de envio, política de devoluções, entre outras que sejam relevantes.
Conteúdo fraco
O conteúdo inclui todos os textos descritivos, imagens e vídeos demonstrativos. O conteúdo deve fazer parte do seu investimento em marketing. Por isso, defina a quantidade de conteúdos necessários, como:
- Banners na homepage e outras páginas
- Imagens e vídeos para as páginas de produto
- Criação de um blog
- Conteúdos para as redes sociais, com um plano editorial para cada rede
- SEO
- E muito mais que considere relevantes para a sua estratégia.
Descrições dos produtos confusas
A descrição dos produtos é importante para atrair os seus visitantes e levá-los a comprar. Leia o nosso artigo sobre a importância da descrição dos produtos em e-commerce.
Entrega ineficiente
Tenha em conta todos os aspectos como empacotamento, seguros, transportes e tempo de entrega. Se alguma coisa correr mal, os clientes vão ficar insatisfeitos.
Website lento
Se o site demora muito a abrir, as pessoas abandonam-no e procurar a concorrência. As pessoas estão cada vez mais impacientes, particularmente quando se trata de comprar online. Caso o site esteja lento, analise a causa do problema.
Não internacionalizar
Para uma loja física, a internacionalização pode ser muito difícil. No entanto, para o e-commerce, é muito mais fácil. Portanto, defina um plano de internacionalização e comece a vender também para o estrangeiro, para aumentar as suas vendas.
Dica importante: ao escolher um mercado, tenha em conta a língua falada, para traduzir o website, atendimento ao cliente, métodos de pagamento disponíveis, etc.
Não realizar testes antes de lançar a loja online
É necessário efectuar vários testes para garantir o bom funcionamento da loja online. Por exemplo:
- Clientes: criação de fichas de clientes, actualizaçao dos dados dos clientes, etc.
- Encomendas: informações dos produtos, métodos de pagamento, descontos e campanhas, actualização de stocks, etc.
Não fazer melhoria contínua
Uma loja física precisa sempre de melhorias, obras, etc, certo? Então, na loja online não é diferente. Invista continuamente na experiência do usuário, introduza novas ferramentas que aumentem as conversões, melhore o design, etc.
Se evitar estes erros de e-commerce, a sua loja online será um sucesso!