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O e-commerce tem evoluído imenso em Portugal. Segundo o E-commerce Report CTT 2018, o comércio electrónico cresceu 12,5% em Portugal, em 2017, e quatro em cada dez portugueses compram online.

O relatório acrescenta ainda que os preços mais baixos são o principal motivo pelo qual as pessoas compram on-line. No entanto, as empresas não se devem focar somente nesse factor. A descrição dos produtos na sua loja online é também muito importante, pois ajuda a que as pessoas encontrem a sua loja mais rapidamente.

Numa loja física, é possível tocar no produto, cheirar (se for o caso) e até mesmo experimentar. Contudo, nas lojas virtuais isso não acontece. Por isso, é importante uma boa descrição dos produtos, que seja o mais fiel possível. Quer saber como optimizar o seu e-commerce com a correcta descrição dos produtos?

Importância da descrição dos produtos em e-commerce

Em primeiro lugar, é importante para o ranking nos motores de busca, ou seja, a descrição é fulcral para a estratégia de SEO. Páginas de produto bem elaboradas e com informações atraem mais tráfego para o site, pois as pessoas encontrarão a sua loja online mais facilmente.

Em segundo lugar, a descrição dos produtos é importante para incentivar o público a comprar o produto, pois é assim que os potenciais clientes vão conhecer a sua oferta.

Dicas para criar boa descrição dos produtos em e-commerce

1 – Conheça o público-alvo

Antes de tudo, é preciso saber a quem o produto será vendido, ou seja, é importante escrever como se fosse para uma pessoa, como se lhe estivesse a explicar o produto. Isto ajuda a criar uma maior aproximação com as pessoas.

Assim, crie uma persona e descreva como aquele produto vai solucionar os problemas dos potenciais clientes.

2 – Escreva um bom título

O título deve ser criativo e não muito longo. Se for muito longo, as pessoas não vão ler tudo.

3 – Não se esqueça dos detalhes

Especifique as informações técnicas, como o material, medidas, peso, cores e outras características importantes. Pode escrever esta informação numa lista ou numa tabela.

4 – Pesquisa as palavras-chave

Pesquisar as palavras-chave é um passo importantíssimo na estratégia de SEO. Por isso, pesquise e defina as palavras-chave, pensando em como as pessoas pesquisariam pelo produto nos motores de busca.

5 – Mostre as vantagens

Ao mostrar as vantagens na descrição dos produtos, vai conseguir convencer melhor o seu público-alvo. Refira as qualidades, os diferenciais e por que motivo o produto é importante.

6 – Utilize boas fotografias

Fotografe o produto em vários ângulos, se necessário. Assim, as pessoas terão uma melhor noção do aspecto do produto. Isto vai permitir a redução de reclamações no pós-venda, ou seja, as pessoas não se sentirão enganadas.