criar uma lista de emails

Para criar uma campanha de Email Marketing de sucesso, o primeiro passo é criar uma lista de emails com qualidade, de modo a garantir os melhores resultados. Sem uma lista de emails bem construída, a campanha não será bem sucedida.

Qual a importância de uma boa lista de emails?

O Email Marketing é uma forte ferramenta de Marketing Digital, pois ajuda a criar uma forte relação com o público-alvo, bem como aumenta a taxa de conversão.

Assim, o Email Marketing é um canal que ajuda a construir a imagem da marca e eleva a credibilidade entre os usuários.

Ter uma boa lista de emails é fundamental. Não adianta usar listas compradas, pois isso só trará desvantagens. Porquê? O ideal é enviar comunicações a pessoas que realmente estejam interessadas no produto/serviço. Por exemplo, não faria muito sentido enviar descontos em bebidas alcoólicas a pessoas que não consomem álcool, certo?

Então, como criar uma lista de emails?

Crie um formulário

Um formulário no website é uma das maneiras mais fáceis e efectivas para criar uma lista de emails. Este formulário deve ser persuasivo e, principalmente, destacar o motivo pelo qual as pessoas devem fornecer o seu endereço de email. Explique-lhes o que elas vão ganhar em troca e como isso será um benefício para elas.

Não se esqueça que o formulário deve estar de acordo com o RGPD: é obrigatório colocar uma marcação para que os usuários consintam o seu registo na lista de emails. Isto deve estar bem esclarecido.

Estes formulários são, normalmente, criados numa landing page.

Use Calls to Action

Call to Action significa chamada de atenção; normalmente usa-se a sigla CTA. Os CTAs direccionam as pessoas para uma determinada página ou conteúdo, com o intuito de captar leads (pessoas inscritas na lista).

Uma boa forma de atrair mais leads é ter CTAs em diferentes páginas. Podem ser personalizados mediante o tipo de conteúdo de cada página.

Crie um pop-up

Um pop-up é um conteúdo exibido na frente do conteúdo da página aberta no momento. Pode ser um anúncio, um formulário de inscrição ou uma sugestão de conteúdo.

Como os pop-ups costumam aparecer no topo ou no centro da página, podem incomodar os usuários. Certifique-se de que o seu pop-up não será intrusivo e mal localizado. Em vez de colocar no centro do site, personalize o local onde aparece, o tamanho e o tempo em que será exibido.

Use as campanhas das redes sociais

As redes sociais são óptimos canais para atrair novos usuários para os websites e encorajá-los a inscreverem-se na lista de email.

Use os brindes

Outra boa maneira de criar a lista de emails de forma efectiva é a oferta de brindes. Por exemplo, na compra do produto X oferece um outro produto grátis ou um cupão de desconto. Ao oferecer brindes gratuitos, as pessoas facilmente darão o email em troca.

Ofereça materiais gratuitos

À semelhança dos brindes, oferecer materiais gratuitos é uma boa estratégia. Pode ser um ebook, um pdf, templates, cursos online, etc.

Que informações devemos ter para criar uma lista de email?

A única informação obrigatória é o endereço de email do lead, obviamente. No entanto, a inclusão de outras informações é importante para segmentar e personalizar as suas campanhas. Leia o nosso artigo para saber como segmentar o público-alvo.

Outras informações que pode incluir são o nome (útil para personalizar a newsletter), localização, idade, género, profissão, nacionalidade, língua, entre outras.

Por exemplo, se o seu negócio for um ginásio, a segmentação por género pode ser eficaz, na medida em que pode enviar dicas de alimentação e exercícios para homens e outras para mulheres (devido aos diferentes tipos de metabolismo).