Ao longo dos anos, no mundo dos negócios têm sido desenvolvidas diferentes tecnologias que permitem as empresas alcançar mais possibilidades. A Inteligência Artificial (I.A.) é uma dessas evoluções tecnológicas. Tem grande potencial no marketing, principalmente nas vendas B2B, revolucionando assim a forma como a empresa vai interagir com as pessoas e empresas clientes, sobre os seus produtos ou serviços.
Portanto, é clara a influência da Inteligência Artificial nas vendas B2B. Vamos ver então mais abaixo qual é o papel da I.A. na transformação das estratégias de marketing dos diferentes negócios.
Marketing Digital nos dias de hoje
Na actual era do Marketing Digital, estratégias como outdoors, panfletos, anúncios no rádio e televisão, conteúdos impressos, entre outros, são estratégias consideradas ineficientes, neste contexto competitivo das vendas B2B.
Qual o impacto da Inteligência Artificial nas vendas B2B?
O impacto da Inteligência Artificial nas vendas B2B é maior do que pensamos. E muito positivo! Vamos ver como.
A I.A. mantém a equipa de vendas actualizada
Muito provavelmente, os seus clientes B2B encontram informação sobre a sua empresa online, em vez de um comercial. Com as plataformas de I.A., é possível conhecer melhor a informação sobre os clientes.
A I.A reduz o tempo gasto em tarefas repetitivas
Com a implementação de inteligência artificial no Marketing B2B, pode-se usar um assistente virtual em vez de um comercial. O papel deste assistente será optimizar reuniões presenciais entre os vendedores e compradores. Assim, não se perde tanto tempo a tratar de toda essa informação.
Ajuda a conversão de leads
A conversão de leads é um processo complicado, que pode ser simplificado através de ferramentas de inteligência artificial. A ferramenta é um assistente virtual que cria conversas humanizadas e que fomentam a relação com o consumidor, ajudando a atingir o objectivo de vendas. Todo o processo de contacto, interacção e troca de emails é feito via inteligência artificial.
Também há outras plataformas de inteligência artificial que dão pontuação às leads, usando técnicas de análise. Com a pontuação de leads, é possível saber quais merecem mais atenção. Leia o nosso artigo sobre lead scoring.