Em Marketing Digital, é muito importante ter o conceito de lead sempre em conta. Um lead é um potencial cliente que demonstrou interesse na sua empresa ou marca e poderá fazer uma compra no futuro. Portanto, é importante falarmos em lead scoring.
O que é o lead scoring?
Esta metodologia trata, basicamente, de atribuir pontuação aos leads. Os pontos descreverão o comportamento dos potenciais clientes e é medido o interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
Pode qualificar os leads em categorias, como quentes, mornas ou frias, em vez de atribuir pontos. O que importa é que cada acção tomada em relação à empresa ou marca terá uma pontuação diferente. O perfil do cliente também é decisivo para a atribuição de pontos, pois influencia a decisão de compra.
No fim, a comunicação deve ser mais assertiva aos clientes que apresentem uma pontuação que indique maior probabilidade de conversão. Assim, a empresa age directamente, tentando influenciar o lead a finalizar o ciclo de compra.
Qual a relação com o Email Marketing?
Já sabemos que o lead scoring foca-se em trabalhar o relacionamento com o cliente. Então, como usar o Email Marketing a favor?
Os emails ajudam imenso nas vendas e na retenção dos usuários, pois, neste caso, a comunicação está dirigida às pessoas realmente interessadas. Quase toda a gente possui um endereço de email e a maioria das pessoas vêem a caixa de correio todos os dias. Por isso, esta estratégia pode melhorar o relacionamento com os clientes.
Graças ao lead scoring, as campanhas de email serão dirigidas a um público com mais valor, que certamente prestará atenção à comunicação. Assim, as acções de Marketing estarão focadas em leads mais qualificados e com mais probabilidade de efectuarem uma conversão.
Vantagens do lead scoring
1 – Redução de custos, pois as campanhas serão melhor aproveitadas. Sem categorizar o público, a empresa acaba por dedicar esforço e tempo em leads que não serão convertidos.
2 – Produtividade, pois os esforços da equipa passarão a ser melhor distribuídos. Além disso, a abordagem da equipa de vendas será mais focada nos leads mais qualificados.