comportamento dos usuários

Vários métodos podem ajudar a influenciar o comportamento dos usuários. Testes A/B, alteração de esquemas de cor no website, dar a ideia de escassez nas mensagens enviadas, criação de landing pages… No entanto, há outras maneiras para influenciar o comportamento dos usuários. Vamos ver quais são.

Comportamento dos usuários: métodos a usar

Use a prova social

Todos nós, em algum momento das nossas vidas, já tomámos uma decisão de compra com base na opinião de outras pessoas. Certo? É normal pedir a opinião de outra pessoa, antes de efectuar uma compra, ou até mesmo ler comentários nas redes sociais, site, etc.

Isto são exemplos de provas sociais, pois as suas decisões, como consumidor, são baseadas na opinião ou comportamento de outras pessoas.

A prova social pode ser usada para influenciar o comportamento dos usuários. A empresa deve esforçar-se para convencer os usuários a escrever reviews, além de incluir testemunhos no seu website.

Ofereça algo

Oferecer brindes aos usuários é sempre boa ideia, por exemplo um e-book, pois:

  • Cria uma notoriedade positiva da marca: estará a promover a sua marca, gerando buzz marketing positivo.
  • Incentiva os usuários a experimentar novos produtos: por exemplo, oferecendo amostras gratuitas. Estarão mais propensos a experimentar e poderão verificar a qualidade do seu produto. Em seguida, a chance de se tornarem compradores será maior.
  • Melhora a relação com os clientes: a oferta de brindes é uma boa maneira de criar confiança e lealdade.
  • Promove hábitos de compra: se o usuário gostar do produto, a probabilidade de comprar esse e outros produtos será maior.

Incite a curiosidade

A curiosidade é um bom método quando o assunto é o comportamento dos usuários, pois as decisões das pessoas tendem a ser tomadas por emoções e também inteligência. Contudo, as emoções costumam ficar acima da racionalidade, pois é assim que trabalha o cérebro humano.

Ofereça algo agradável

Quando falarmos em oferecer algo agradável, não nos referimos a algo material. Referimo-nos a design, funcionalidades, etc. Vamos ver melhor.

  • Produto intuitivo: o produto deve ajudar as pessoas a atingir os seus objectivos, em vez de as deixar confusas e a pensar como o devem usar.
  • Personalidade: todo o design mostra personalidade através da tipografia, cores, gráficos e outros elementos. Adicione a personalidade da empresa, pois ajudará na influência do comportamento dos usuários.
  • Funcionalidade: na concepção do produto, é importante manter o foco na usabilidade. Só assim se poderá assegurar que é fácil de usar.
  • Humanização: ao criar uma experiência mais humana, os usuários vão-se conectar ao seu produto com mais facilidade. Pode ser, por exemplo, reconhecimento facial ou por voz.