Quase toda a gente usa as redes sociais diariamente. Redes como o Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Pinterest podem dar às empresas a oportunidade de encontrar potenciais clientes e criar uma boa relação com os clientes actuais. Para isso, é necessário definir uma boa estratégia para as redes sociais. Basta seguir alguns passos simples para que os resultados fiquem à vista.
Passos para definir uma estratégia para as redes sociais
1 – Determine os seus objectivos
O primeiro passo para definir uma boa estratégia para as redes sociais é definir o que esta abordagem pretende alcançar e como será incluída nos esforços de marketing. Estabeleça objectivos SMART – específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e datados.
2 – Compreenda a sua audiência
Como em qualquer estratégia de Marketing, é preciso conhecer bem o público-alvo. Pense nas redes sociais que o seu público mais usa e como usa. Eles estão muito tempo nas redes sociais? Usam-nas para interagir com as suas marcas favoritas? Como? Eles comprariam através das redes sociais?
Pode responder a estas perguntas através de um quiz, no qual as pessoas vão demonstrar o que pensam sobre o conteúdo das marcas nas redes sociais, anúncios e lojas. Aproveite para analisar os hábitos das pessoas nas redes.
3 – Siga a concorrência
Ao analisar a concorrência, terá uma melhor noção do que as pessoas esperam das marcas do seu nicho. Veja o que a concorrência está a fazer e também em que pontos estão a falhar. Isto permite verificar melhor a sua estratégia e até mesmo aproveitar novas oportunidades.
4 – Escolha as plataformas adequadas
Depois de definir os objectivos, analisar a concorrência e o público-alvo, poderá escolher quais as plataformas mais adequadas. Por exemplo, o Facebook e o Instagram seriam mais adequados para uma estratégia B2C, enquanto o LinkedIn aplica-se melhor à B2B. Em seguida, crie as contas e escreva as missões ou um resumo em cada uma delas. Depois, pense no conteúdo para cada uma. Por exemplo, o Facebook tem uma boa ferramenta para anúncios, enquanto o Instagram e o Pinterest são bons para conteúdo visual,
5 – Crie um calendário
A consistência é a chave para uma estratégia para as redes sociais. Pode optar por criar um calendário para cada rede social, incluindo campanhas, conteúdo, etc. Varie o conteúdo, com diferentes calls to action e decida em que datas vai publicar cada post.
6 – Analise as estatísticas
Por último, analise qual foi o seu melhor conteúdo, o que trouxe mais retorno no investimento e outras métricas importantes para saber se a estratégia para as redes sociais está a ter sucesso. No entanto, não espere resultados muito rápidos, pois cada estratégia leva o seu tempo.