melhorar as vendas ux design

O UX Design é a área de design cujo objectivo é melhorar as interacções entre os clientes e as empresas. O meio que usa para chegar aos clientes é proporcionar uma boa experiência aos clientes/usuários, tentando também entender as suas necessidades e desejos. Por isso, com o UX Design é possível melhorar as vendas, uma vez que os consumidores sentir-se-ão mais cativados.

Qual a importância da experiência do usuário?

Não é novidade que os consumidores são cada vez mais digitais, ou seja, já não são simples receptores da informação. Portanto, são questionadores, exigentes e querem todas as informações dos produtos/serviços, de forma clara. Além disso, não têm paciência para websites e lojas online lentos, não adaptados para mobile, desorganizados e nada intuitivos. Se o website não corresponder às expectativas, os clientes vão procurar os da concorrência.

Por isso, hoje em dia é essencial investir em websites e lojas online apelativos e bem estruturados, para garantir uma posição de destaque no mundo digital. No desenvolvimento dos websites e ecommerce é que entra o UX Design, com o intuito de proporcionar a melhor experiência possível aos visitantes. Além disso, o UX Design ajuda a aumentar o tempo de permanência no website, assim como o número de páginas visitadas. Assim, melhora-se o SEO e impulsiona-se a taxa de conversão de vendas.

Como o UX Design consegue melhorar as vendas?

Checkout facilitado

O checkout é o processo de finalização de compra nas lojas online. Há que respeitar o UX Design, para que este processo seja fácil, preciso e intuitivo, por exemplo, quando se preenche as informações de pagamento. Convém também solicitar o mínimo de dados sobre os usuários. Pedir muitos dados pode desencorajá-los.

Design adaptável

Cada vez mais, as pessoas usam os dispositivos móveis para aceder aos websites e lojas online. Por isso, ter um website adaptável para mobile já não é um elemento diferenciador, mas sim obrigatório.

Imagens de qualidade

A decisão de compra dos clientes nas lojas online é directamente influenciada pelas fotografias dos produtos. Como os clientes não estão na loja física, têm a necessidade de avaliar bem o produto. Por isso, é importante disponibilizar o recurso de zoom e imagens de qualidade, para que os clientes consigam ver os detalhes dos produtos, como acabamentos, texturas e cores.

Login social

Com o login social, as pessoas podem aceder às lojas online com as suas credenciais das redes sociais, como Facebook ou Google. Isto diminui o preenchimento de dados e facilita o processo de finalização da compra.

Para aumentar as vendas, não adie o investimento em UX Design. Verá que os resultados serão mais rápidos do que pensa!