Os chatbots e o marketing digital estão cada vez mais relacionados, graças à crescente necessidade de usar ferramentas de automação. Os chatbots participam nesta estratégia de diferentes maneiras. Veremos abaixo como funciona a relação entre os chatbots e o marketing digital e por que motivos começam a ganhar mais relevo na definição de estratégias.
O uso mais comum dado aos chatbots é a optimização do atendimento ao cliente, bem como a tarefa de atrair novos leads mais qualificado, tornando os esforços de marketing mais eficazes.
Relação entre chatbots e Marketing Digital
Experiência mais pessoal
Vamos pegar no exemplo do email marketing. As pessoas têm mais tendência a abrir um email por causa da linha de assunto, especialmente quando inclui o seu nome. O mesmo acontece com os chatbots. Por exemplo, quando um cliente pede mais informações sobre um produto, o chatbot pode ajudá-lo com a informação correcta e tratá-lo pelo próprio nome, após ter sido fornecido. Os chatbots podem responder virtualmente de imediato e ainda apresentar sugestões e conselhos para o cliente, de acordo com o histórico de compra e preferências.
Capacidade para melhor relacionamento
Como os chatbots melhoram o relacionamento com os clientes? A resposta é simples: entretendo-os! Sem dúvida, algo que nos entretém, vai certamente reter melhor a nossa atenção por uma período de tempo mais longo.
Outra vantagem é que os chatbots aprendem com as interacções enquanto entretêm os clientes. Além disso, enquanto eles ganham a atenção das pessoas, têm a oportunidade de fazer up-selling e cross-selling duma forma personalizada. Portanto, fazem sugestões baseadas em compras anteriores, através de processos de aprendizagem.
Chega a uma maior audiência
Com isto, referimo-nos ao crescente uso das redes sociais. Os chatbots podem facilmente chegar a uma maior audiência através das redes sociais. Mas como?
Os chatbots podem ser integrados em quase todas as aplicações de mensagem. Os chatbots atrairão as pessoas, pois saberão que vão encontrar a informação necessária. Por exemplo, se as pessoas tiverem uma boa experiência com o chatbot da empresa, irão referir essa empresa a amigos e familiares. É aqui que entra o Word-of-mouth.
Maior qualificação de leads
A qualificação de leads é muito importante na relação entre chatbots e marketing digital. Isto é feito identificado em que momento o cliente está na jornada de compra, configurando perguntas para saber mais sobre o lead. Assim, o software vai reconhecer se está a lidar com um lead qualificado ou não. Em seguida, escolhe se passa as informações daquele contacto para a equipa de vendas ou se tentará mais algum tipo de interacção para ajudar a tomar uma decisão de compra.
O primeiro atendimento vem dos chatbots
O atendimento ao cliente automatizado é uma boa ferramenta de marketing, uma vez que oferece respostas mais rápidas e precisas para dúvidas e problemas simples. No entanto, quando o cliente faz uma pergunta mais complexa, o software direcciona para o atendimento humano.
Os chatbots podem personalizar a experiência, pois acumulam os dados das interacções, que poderão ser usados futuramente. Lembre-se que o atendimento personalizado é muito mais valorizado pelos consumidores.
Cada vez mais, aumenta a relação entre os chatbots e marketing digital e, portanto, tem sido muito importante ter este tipo de estratégia em conta, dado que os consumidores são cada vez mais digitais.