Cada vez mais, a necessidade de inovação dentro das empresas tem sido maior. Uma das maiores inovações é o chatbot, cujo objectivo é reduzir custos e melhorar a experiência dos clientes. Implementando correctamente os chatbots no atendimento ao cliente, o sector será mais estratégico e lucrativo.
Neste artigo, veja como é bastante útil a aplicação dos chatbots no atendimento ao cliente.
Antes de mais, o que é um chatbot?
O chatbot é uma aplicação com o objectivo de melhorar a interacção da empresa com os usuários, por meio de troca de mensagens. Pode ser baseado em regras ou inteligência artificial. O primeiro tipo responde a comandos pré-definidos, por exemplo se o cliente diz X, o chatbot responde Y. O segundo tipo raciocina e aprende, indo além da programação, para se adaptar a situações específicas.
As empresas já usam muito os chatbots para interagir com os consumidores e resolver problemas, principalmente para questões mais simples. Quanto aos problemas mais complexos, são responsabilidade dos humanos.
Quais as vantagens de usar chatbots no atendimento ao cliente?
Optimização da produtividade
O uso de chatbots agiliza os processos, ou seja, um atendimento que poderia durar cerca de meia hora é reduzido a poucos minutos, gerando maior satisfação dos clientes.
Aumento da satisfação
Ainda seguindo a vantagem anterior, imagine um cliente que precisa de resolver um problema antes de efectuar uma compra. Com os chatbots, ele pode comunicar em tempo real, obtendo as informações de que precisa em pouco tempo. Assim, clientes mais contentes estarão mais dispostos a comprar novamente. Além disso, irão comentar a sua boa experiência com outras pessoas.
Redução de custos
Haverá menos chamadas telefónicas para o sector de atendimento e, por consequência, serão necessários menos funcionários para fazer trabalhos repetitivos e para responder a questões simples.
Se a empresa quiser aumentar a produção, os chatbots são ideais.
Maior retorno sobre o investimento
Como os processos são mais rápidos, o sector de atendimento ao cliente irá gerar mais valor para a empresa. Além disso, haverá menos erros e os clientes ficarão mais satisfeitos.
Agora que já sabe quais as vantagens de implementar chatbots no atendimento ao cliente, não perca tempo!
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