O chatbot revolucionou a forma como as marcas e as pessoas se relacionam e comunicam.
O chatbot é, basicamente, um robot que conversa com as pessoas através de um chat, cujo objectivo é simplificar o atendimento ao cliente, com respostas rápidas e sem recurso a telefonemas. Assim, o relacionamento entre as pessoas e a marca será muito semelhante a uma conversa real, aproximando a marca do público.
Conheça as 10 vantagens do uso do chatbot:
- Atendimento rápido
No atendimento por telefone, um operador consegue falar apenas com uma pessoa de cada vez; graças ao chatbot, várias pessoas podem ser atendidas ao mesmo tempo, sendo uma solução mais rápida para empresa e para os clientes. Além disso, está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Optimiza o processo de atendimento ao cliente
Agiliza os processos de pedidos de informação, alterações etc. Embora continue a ser necessária a presença de uma pessoa, o tempo dispensado será mais curto.
- Auxilia no processo de compra
Oferece várias informações sobre os produtos, bem como permite que os clientes façam pedidos. Além disso, armazena informações sobre as preferências de compra dos clientes, facilitando as estratégias de marketing da empresa.
- Dá respostas em tempo real
Hoje em dia, os clientes querem respostas rápidas. Por isso, o assistente virtual inteligente é a solução ideal para as empresas. O chatbot padroniza o conteúdo, sendo capaz de oferecer a mesma informação de acordo com as perguntas dos clientes. Assim, diminui o tempo de espera no atendimento e aumenta a qualidade do tratamento oferecido aos clientes.
- Demonstra empatia com diferentes tipos de público
O chatbot é sempre simpático e acolhedor para o cliente, mesmo que este esteja enervado. Adicionalmente, aquando a criação do chatbot, a empresa pode ter em consideração diferentes perfis de cliente, podendo criar maneiras diferentes de atender o público, sem deixar de dar a informação correcta.
- Comunicação mais “humana”
Esta ferramenta pode ser construída com a personalidade e identidade da empresa, modificando o texto das mensagens com base nos inputs recebidos na conversa. Isto torna o chatbot mais humano e pessoal do que um formulário ou um e-mail. Muitas vezes, o utilizador não consegue distinguir se está a comunicar com uma máquina ou um humano, graças à interacção, assertividade e agilidade do atendimento.
- Fideliza o cliente
O atendimento cordial, em tempo real, com informações e detalhes sobre os produtos deixará o cliente muito mais satisfeito.
- Melhora os processos internos
O chatbot também pode ser usado internamente, de modo a orientar os funcionários e melhorar os processos, pois integra-se com os sistemas de gestão, CRM e stock. Além disso, aprimora a logística, uma vez que possibilita o cancelamento de pedidos ou fornece informações sobre o estado da encomenda.
- Fortalece o pós-venda
Pode ser usado para melhorar o serviço pós-venda ao cliente, tentando perceber a experiência de compra.
- Custos mais baixos
Sendo um mecanismo automatizado, não é necessário alocar recursos humanos, que podem estar ocupados com processos mais complexos. Complementarmente, o chatbot permite gerar maior número de leads, com um custo total mais reduzido.