factos sobre os usuários

Quando criamos um website, pensamos sempre no layout, onde colocar as diversas funcionalidades, etc. No entanto, temos de nos lembrar sempre de que os usuários nem sempre podem ter o mesmo raciocínio que nós e poderão até seguir caminhos diferentes do que estávamos à espera, ao navegar no website. Por isso, o post de hoje fala dos 13 factos sobre os usuários que devemos conhecer, durante o planeamento do website.

Conhecer os diferentes factos sobre os usuários vai ajudar imenso a ganhar uma boa reputação e a diminuir as taxas de rejeição.

13 factos sobre os usuários

1 – Os usuários só vêm o que está lá

Muitos usuários são impacientes e não irão explorar todo o seu website, muito menos funcionalidades ocultas. Eles apenas vêem o que está facilmente visível, por isso é imperativo colocar as informações importantes em sítios bem visíveis, onde os usuários possam facilmente encontrá-las.

2 – Os usuários são menos focados

Devido à grande quantidade de informação na internet, os usuários tornaram-se menos focados e começaram a “saltar” de website para website, à procura da informação necessária. Por um lado, o conteúdo bom e informativo é importante, por outro lado a apresentação da informação é que dita o quão envolvente é o website.

3 – A experiência do usuário é influenciada por factores externos

Factores como branding, serviço de apoio ao cliente, navegação no site, simplicidade, utilidade do conteúdo, facilidade de localização, eficiência, optimização mobile, entre outros, são factores externos que influenciam a experiência dos usuários.

4 – Os usuários não registam as queixas

Se encontrarem um bug no website, o mais provável é que saiam dele e procurem outro, em vez de enviar uma queixa e esperar pela resposta. Para manter as taxas de rejeição baixas, assegure a qualidade do website, para garantir uma boa performance.

5 – Os usuários aprendem o que precisam

Raríssimos usuários estarão interessantes em conhecer todas as funcionalidades do website. Normalmente, eles aprendem apenas o que precisam para completar uma tarefa. Portanto, tente manter as funcionalidades independentes umas das outras e facilite a navegação.

6 – Os usuários normalmente confiam em padrões conhecidos

Os usuários são intuitivos, dado o seu conhecimento anterior e associação com outros sistemas. Há alguns padrões de navegação standard e práticas de Web design adoptadas pró toda a internet. Por exemplo, quando colocamos o logótipo da empresa no cabeçalho do site, é normal que ao clicar lá se volte à página inicial. Por isso, adira aos padrões para que os usuários facilmente possam navegar no seu website.

7 – Os usuários saem logo do website quando insatisfeitos

Quando os usuários encontram o seu website, estão à procura da solução para o seu problema. Se não encontrarem rapidamente, vão sair do seu website e procurar a concorrência. Por isso, certifique-se de que o seu website tem conteúdo relevante e que este é facilmente encontrável.

8 – Os usuários não sabem como usar um website

Se os sistemas forem complexos, eles não saberão como usar o website.

9 – Os usuários não usam o website da forma que queremos

Enquanto o UX Designer tem noções pré concebidas de como usar a Web e segue certos padrões num website, os usuários podem não seguir o mesmo caminho que foi previsto. Então, prepare o seu website para aqueles usuários que seguem caminhos diferentes.

10 – Os usuários não querem estar sempre a navegar no website

Muitos usuários abandonam o website se demorar mais do que 3 segundos a carregar a informação.

11 – Nem sempre os usuários querem ler

Os usuários nem sempre têm paciência para ler muito texto ou qualquer parte de texto. Por isso, use elementos gráficos sempre que possível.

12 – Os usuários não conhecem o verdadeiro potencial de um sistema

A grande maioria dos usuários nunca conhecerá todas as funcionalidades do seu website. Eles vão aprender unicamente aquilo que precisam e ignoram o resto.

13 – Os usuários adoram websites realmente úteis

Com isto quer-se dizer que adoram entrar num website e encontrar logo a informação de que precisam. Portanto, tente manter o seu website actualizado para ajudar melhor os usuários.

Agora que já sabe estes factos sobre os usuários, lembre-se deles quando construir ou actualizar o seu website.