No mundo do ecommerce, é normal haver carrinhos abandonados, pois os clientes começam por colocar os itens no carrinho, mas não finalizam a compra, por diversos motivos.
No entanto, há estratégias para recuperar estes clientes que deixaram os carrinhos abandonados, ou seja, para os trazer de volta e finalizar a compra, como também para fidelizá-los.
Todos sabemos que o objectivo de todo o ecommerce é aumentar a conversão de vendas. Por isso, é necessário investir em publicidade, seja orgânica, seja paga, para que se atraia novos consumidores. Porém, mais importante do que atrair novos clientes é fidelizar os que já fizeram compras no site. Se a pessoa teve interesse em comprar uma vez, também irá querer comprar novamente no futuro.
Neste tempo em que as pessoas entram no site e efectuam a compra, há sempre os carrinhos abandonados. Podem acontecer por diversos motivos: o cliente pode ter desistido da compra, o pagamento com cartão de crédito pode não ter sido aprovado, entre outros. Tudo isto significa vendas não convertidas e clientes perdidos. Se a compra não der certo, os clientes provavelmente não voltarão à loja.
Então, de que forma poderemos recuperar os carrinhos abandonados?
Email Marketing: uma série de 3 emails
Através do Email Marketing, pode tentar algumas tácticas, como colocar as fotos dos produtos, usar o timing certo a seu favor e códigos de desconto.
1º Email – uma hora depois
Quanto mais rápido a loja enviar um email, mais chances há de os clientes voltarem. Neste email, coloque um lembrete, imagens do produto e um único call to action. Não coloque cupões de desconto, nem produtos relacionados. Basta lembrar os clientes do que eles estão a perder.
2º Email – um dia depois
Caso não tenha havido conversão no primeiro email, por diversas razões, envie o segundo 24 horas depois. Neste email, mostre novamente os produtos abandonados no carrinho. Pode tentar destacar a vantagem em adquirir o seu produto, oferecer uma garantia para reduzir o risco ou até mesmo opiniões de clientes. Além disso, mostre-se sempre disponível para esclarecer dúvidas.
3º Email – 3 a 5 dias depois
Então, o cliente recebeu dois emails e ainda não realizou a compra. Portanto, a hora certa para voltar a fazer o acompanhamento é 3 até 5 dias depois. Este é o último email a ser enviado, pois não vale a pena continuar a enviar mais emails ao cliente, caso ele não compre. Isso significa que desistiu da compra. Continuar a “massacrá-los” só vai fazer com que os seus emails vão parar à caixa de spam.
Neste terceiro email, a estratégia a usar é a dos incentivos: cupões de desconto, oferta de portes, etc. Esta é a altura ideal para enviar um cupão, em vez de enviar logo no primeiro ou no segundo email, pois as pessoas podem reparar que envia logo cupões e podem abandonar os carrinhos de propósito. Por isso, envie só 3 a 5 dias depois, até porque passado este tempo já terá convertido quem realmente estava interessado no produto.
Um cupão de 10 a 15% de desconto pode ser o suficiente para conquistar algumas pessoas.
Remarketing em Facebook Ads
Através do Facebook Ads, pode ajudar os potenciais clientes a concluírem ou retomarem uma compra. Como usar as campanhas de remarketing no Facebook Ads a seu favor?
1 – Instale o Pixel do Facebook: as tags de código devem ser introduzidas na loja online e permitem ao Facebook cruzar informação sobre os visitantes da loja e a base de utilizadores da rede social.
2 – Crie a sua audiência de remarketing: use públicos personalizados e seleccione a opção “tráfego do site”. Direccione a campanha para os clientes que realizaram uma acção específica na loja online, pois quanto mais focada for a campanha, maior a probabilidade de conversão da loja online.
3 – Use anúncios de produtos dinâmicos: basicamente, são campanhas criadas automaticamente com base no catálogo de produtos. Os produtos apresentados dependem do comportamento das pessoas dentro da sua loja online.
4 – Personalize e actualize os seus anúncios: por exemplo, crie campanhas com ofertas especiais aos clientes que deixaram os carrinhos abandonados nos últimos 3 dias, à semelhança do que acontece com o Email Marketing.
5 – Meça as campanhas: avalie o desempenho, para perceber se as audiências estão a reagir bem.
Note que o remarketing por ser definido de acordo com critérios, como:
- Quem visitou apenas uma vez o site;
- Quem visitou o site mais do que uma vez;
- Quem escolher determinado produto;
- Valor gasto
- Etc.
Remarketing em Google Ads
Neste caso, o remarketing pode ser usado em diferentes redes:
Rede de display: os anúncios da sua loja online são exibidos em sites parceiros visitados pelo seu potencial cliente.
Rede de pesquisa: os anúncios da sua loja online apenas são exibidos em pesquisas relacionadas com os seus produtos.
Diversifique as opções de pagamento
É muito importante ter diferentes opções de pagamento, para que os clientes possam escolher qual é a melhor opção para eles. Pode ser através de cartão de crédito, PayPal, MB Way, multibanco, entre outras.