inteligência artificial marketing digital

A Inteligência Artificial (IA) tem o poder de trazer resultados, quando aplicada ao marketing digital. Com os seus recursos e ferramentas, consegue facilitar o trabalho, tornando-o mais prático, ágil e eficiente.

Diferenças entre Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning
Inteligência Artificial: é um ramo da ciência da computação que lida com a construção de máquinas inteligentes que podem “pensar” e “reagir” quase como seres humanos.
Machine Learning: é um subconjunto da IA que permite que as máquinas aprendam e melhorem automaticamente a partir da experiência. Basicamente, as máquinas aprendem por conta própria.
Deep Learning é um subconjunto do Machine Learning composto de redes neurais extremamente grandes e uma colecção massiva de algoritmos que podem imitar a inteligência humana.

Como a Inteligência Artificial revoluciona o Marketing Digital?

Ajuda a prever o comportamento do consumidor

Os modelos de propensão são feitos para identificar pessoas que estarão mais dispostos a responder a uma oferta. Relaciona os comportamentos do cliente com comportamentos anteriores.

Para quem usa o Adwords, é crucial usar o Google’s DoubleClick Bid Manager, no qual se pode definir a audiência e os objectivos da campanha, para que a ferramenta automaticamente recomende estratégias para atingir esses objectivos.

Como funciona isto?

  • Identificação objectiva e extracção de dados: identificação dos objectivos do negócio e analisar os dados para determinar padrões que combinem com as necessidades da sua empresa. Os dados são extraídos para criar modelos.
  • Criação e validação do modelo: a extracção de dados é usada para refinar e seleccionar um modelo final. Os modelos são validades com base nos objectivos.
  • Aplicação de resultados e gestão dos modelos: os resultados são aplicados às decisões do negócio e constantemente refinam os modelos para melhorias.

Usar o AMP (Accelerated Mobile Pages) e reduzir o tempo de carregamento da página

Em 2015, o Google anunciou as páginas Web AMP, que são uma versão mais leve das páginas Web tradicionais. O intuito é melhorar o desempenho do website, assim como reduzir o tempo de carregamento das páginas para melhorar a experiência do usuário. Ao ter uma página AMP, aumenta as chances de aparecer no top 3 dos resultados do Google.

Usar chatbots para melhorar a experiência do usuário

Muitas empresas estão a apostar no uso de chatbots nos seus websites, para criar conversas instantâneas automatizadas. Saiba as vantagens do chatbot neste nosso artigo.

Impulsionar anúncios de pesquisa

Com o Google Audience Insights, terá mais facilidade em segmentar o seu público por interesse. Analisa milhões e milhões de pesquisas e actividades em milhões de websites, para ajudar a descobrir quando as pessoas estão prestes a comprar algo e, assim, exibe anúncios que serão mais relevantes e interessantes para esse público.

Ajuda a ampliar o seu conteúdo

Com a ajuda do Wordsmith, uma ferramenta de Inteligência Artificial para a gerar linguagem natural, consegue transformar dados em texto. Ainda não consegue transformar conteúdo para qualquer tópico, mas é útil para dados de mercado e estatísticas.

Oferecer uma experiência mais personalizada no website

As pessoas adoram conteúdo, ofertas, produtos e serviços personalizados. Com a Inteligência Artificial, tem sido mais fácil analisar dados. É possível exibir os dados e ofertas personalizados, para chegar a cada indivíduo, analisando a sua localização, dispositivo, comportamento anterior, dados demográficos, etc. Também se pode automatizar o email marketing para enviar notificações com base em micro momentos ou na sua actual interacção com o site.

Optimizar consultas de pesquisa por voz

Com o aumento da pesquisa pró voz, é fulcral criar páginas que forneçam mensagens directas às questões feitas pelas pessoas. O Google afirma no seu blog que 70% das pesquisas no Google Assistant consistem em linguagem natural, em vez das típicas keywords que as pessoas digital no Google search. As perguntas normalmente começam com “quem”, “o que”, “onde”, “quando”, “porque” e “como”. Por isso, tente optimizar o seu website de acordo com estes factores.