psicologia das fontes tipografia

Assim como as cores transmitem certos significados ao cérebro humano, como explicamos neste artigo, a tipografia tem o mesmo efeito. É importante conhecer a psicologia das fontes em UX Design e Marketing, pois elas também transmitem a personalidade da marca.

A tipografia causa o seu maior impacto em logótipos, portanto vamos analisar a psicologia das fontes aplicada a este e outros tipos de comunicação.

Fonte serifada/Serif

A clássica fonte serifada transmite tradicionalismo, respeito e estabilidade. Por ser uma das mais antigas forma de escrita, transmite ao público confiança e competência. Pode ser usada em logótipos clássicos, corpo de texto e materiais impressos.

Fonte com serifa grossa/Slab Serif

Transmite uma personalidade arrojada, forte, sólida e contemporânea. É uma fonte impactante. Pode ser usada em logótipos e títulos.

Fonte não serifada/Sans-serif

A sans-serif é simples, directa e objectiva. Além disso, transmite a mensagem de que a marca é moderna e convidativa. É usada em logótipos, corpos de texto, materiais digitais e pequenos textos.

Fonte script/cursiva

As fontes script são decorativas e transmitem elegância, graciosidade, criatividade e até mesmo feminilidade. É bastante útil quando queremos demonstrar afecto, aconchego ou conforto. É principalmente usada em logótipos, títulos e convites (por exemplo, pedidos de casamento).

Fonte Display/Fantasia

Estas fontes são excêntricas e expressivas. Costumam ser usadas em tamanhos maiores e têm a função de chamar a atenção e a curiosidade. Por isso, são usadas em headlines e calls to action. É uma fonte excêntrica e não convencional.

Fontes em negrito

Transmitem masculinidade, rigidez e impacto. São usadas principalmente em títulos e logótipos.

Fontes em itálico

Assim como as fontes script, estas são decorativas, assim como transmitem dinamismo, coloquialismo e ênfase. Por isso, pode-se usar em convites, destaques no corpo de texto, títulos e logótipos.

Para que possa compreender e visualizar melhor a psicologia das fontes, veja o nosso infográfico abaixo.

psicologia das fontes infográfico