live transcribe

A Google anunciou esta semana duas novas aplicações que ajudarão as pessoas com problemas auditivos. Uma dessas app para surdos é a Live Transcribe, que “ouve” uma conversa e transcreve-a na tela do smartphone de forma directa e simples. A outra app é a Sound Amplifier, que consiste num amplificador que aumenta o volume de reproduções. Apesar de ser útil para pessoas com problemas de audição, esta segunda app é bastante vantajosa mesmo para quem tem a audição perfeita e precisa de a usar em ambientes com muito barulho.

Live Transcribe

A Live Transcribe usa um sistema de reconhecimento de voz e transcreve todas as palavras capturadas pelo microfone do smartphone, portanto, as palavras aparecem no ecrã em tempo real. Esta tecnologia vem com o intuito de facilitar a comunicação com pessoas surdas.

Esta app para surdos está disponível em 70 idiomas, permite alternar rapidamente entre dois idiomas e permite responder sem falar, isto é, dá para escrever na própria aplicação. Além disso, suporta microfones externos presentes em auscultadores com fio, auscultadores Bluetooth ou USB.

A Live Transcribe está disponibilizada em fase Beta limitada a usuários de todo o mundo, a partir da Play Store.

Sound Amplifier

A Sound Amplifier tem o objectivo de amplificar o som, para que as conversas se tornem mais claras para pessoas com dificuldades de audição ou até mesmo para ser usada em ambientes barulhentos. Além disso, permite reduzir ruídos indesejados ou perturbadores. A aplicação pode ser usada com fones de ouvido convencionais.

Para além de permitir aumentar o som e reduzir ruídos, também dá para ajustar o som para o ouvido esquerdo ou para o direito, conforme a preferência da pessoa. A aplicação funciona sem acesso à internet.

Graças a estas novas tecnologias, a comunicação com pessoas com dificuldades auditivas tornar-se-á muito mais fácil, até porque ambas as aplicações estarão acessíveis a toda a gente. Ainda estão a ser testadas e estarão disponíveis para toda a gente numa próxima actualização.