Cada vez mais, os consumidores estão à espera de que as marcas interajam com eles. Além disso, querem ser tratados como indivíduos únicos, bem como querem ser reconhecidos e lembrados. Enfim, querem sentir-se importantes. Por isso, o aniversário dos clientes é das datas mais convenientes para demonstrar que eles são únicos. O aniversário dos clientes é uma excelente estratégia de fidelização, assim como vai gerar mais vendas.
Saiba como usar o aniversário dos clientes a seu favor
Personalize o Email Marketing
O Email Marketing é uma das estratégias mais usadas para captar a atenção dos clientes, principalmente quando são tratados de forma pessoal e única. Segundo o relatório da multinacional Experian, The birthday and anniversary report, os emails de aniversário apresentam maiores taxas de abertura e de cliques do que os emails normais.
Antecipe o aniversário dos clientes
É comum as empresas enviarem o email de aniversário no próprio dia. No entanto, também é recomendável antecipar a data, com o desconto em produtos na sua loja, oferta de um cupão, etc. Além disso, mantenha a oferta válido um ou dois dias antes e depois da data. Ou então, se fizer sentido, a oferta também pode ser válida durante todo o mês em que o cliente faz anos.
Utilize o SMS
Já é sabido que o SMS Marketing é uma das formas de comunicação mais pessoais e personalizadas. A mensagem deve ser curta, por isso, aproveite para enviar um código de desconto ou uma percentagem, que logo chamará a atenção.
Por exemplo:
- Está a chegar o seu aniversário! Nos próximos dois dias, aproveite o desconto de 30% em qualquer artigo da nossa loja.
- Chegou o mês do seu aniversário! Durante este mês, usufrua de um desconto de 35% na nossa loja.
Use as plataformas adequadas
É impossível conferir as datas de aniversário de cada um dos clientes. Por isso, existem plataformas que permitem a configuração de envios automáticos nas datas de aniversário. Assim, garante que nenhum cliente ficará de fora. Por exemplo, é o caso da plataforma EasySMS.
Ofereça tratamento VIP aos clientes
Para conseguir fidelizar os clientes, eles têm de se sentir importantes para a empresa. Portanto, em toda a sua comunicação, principalmente no aniversário dos clientes, mostre o quão importante eles são.
Atenção ao direccionamento
A mensagem deve ter atenção ao perfil do seu cliente, isto é, tem de ser uma conversa com ele, mostrando que a empresa o conhece e está disposta a ajudá-lo.
Invista no pós-venda
A comunicação com os consumidores deve continuar após terem efectuado a compra. Isto demonstra preocupação em resolver hipotéticos problemas e em saber se ele está satisfeito com o produto/serviço. Assim, estará mais disposto a realizar uma nova compra.