Erros de UX Design. UX Design errors

Desenvolver um site é bastante complexo, pois há que pensar na estética, na qualidade do conteúdo, na funcionalidade e facilidade em usar. A experiência do usuário tem tido muito destaque e uma preocupação cada vez maior para nos diferenciarmos dos sites da concorrência. Para isso, existem erros de UX Design que devemos evitar, se nos queremos destacar.

Leia abaixo os principais erros de UX Design.

1. Não está optimizado para mobile

O acesso à internet através de dispositivos móveis aumenta cada vez mais. Por isso, se o website não estiver optimizado para estes dispositivos, não poderá ser aberto correctamente e perderá visitantes. É muito frustrante quando um utilizador precisa de fazer zoom para poder ler o conteúdo ou quando as páginas demoram muito tempo a abrir. Este é um dos erros de UX Design mais comuns e deve ser evitado ao máximo.

2. Falta de foco no conteúdo

A estética do layout é importante, mas não deve ser o único foco. Apesar de o resultado final ser atractivo a nível visual, pode falhar no mais importante, que é o conteúdo. É de salientar que o conteúdo é o critério mais importante na classificação dos motores de busca. O conteúdo deve estar sempre em destaque, assim como a leitura deve ser clara e simples.

3. Muitos pop-ups e anúncios

Muitos sites usam publicidade, mas se for em excesso, poderá afastar os usuários. Assim, aumenta a taxa de rejeição e prejudica a colocação nos rankings de pesquisa. Os anúncios devem estar dispostos no site de forma a não interferir com a leitura do conteúdo.

4. Falta de usabilidade

Um site difícil de navegar causa uma primeira má impressão e afasta logo os usuários, prejudicando as taxas de conversão e de retorno. O layout deve ter menus facilmente visíveis e compreensíveis, assim como certos caminhos, como login e contacto, sejam facilmente acedidos.

Outro factor importante é o tempo que o site demora a carregar. Elementos em excesso, imagens muito pesadas e códigos mal programados fazem com que o conteúdo demore muito tempo a aparecer, prejudicando a experiência do usuário.

5. Não procurar a opinião dos usuários

Pequenos erros sempre acontecem e, por isso, é bom ouvir as reclamações dos usuários para saber o que está mal e corrigir os erros de UX Design sentidos pelos visitantes. Pode usar ferramentas de análise de comportamento dos usuários ou perguntar-lhes directamente o que eles acham que pode ser melhorado. Ao mostrar preocupação com os usuários, certamente conseguirá fidelizá-los.

Erros de UX Design - opinião dos usuários

Imagem: FreePik.es

6. Não manter o site actualizado

É essencial manter os temas e plugins sempre actualizados, pois garantem que todos os possíveis pontos de entrada estão protegidos. O WordPress e outras plataformas actualizam automaticamente, desde que o site esteja devidamente configurado. Também é aconselhável instalar uma protecção em tempo real, como o CAPTCHA, para evitar ataques automatizados.

7. Falta de informação na página inicial

Não publicar informações importantes na página inicial prejudica a experiência do usuário. As informações sobre a empresa e o contacto devem estar visíveis, aumentando a probabilidade de haver aumento das taxas de conversão.

8. Cores que não combinam com a identidade visual da marca

As cores utilizadas no site devem estar de acordo com a identidade visual da marca. É igualmente importante a criação de uma palete de cores que combinem entre si, sem causar poluição visual. Quem gosta de entrar num site cheio de cores garridas, com tudo a querer chamar a atenção?

9. Erros nos links

Navegar por um site e encontrar o erro 404 é um dos erros de UX Design que mais devemos evitar. Na hora de colocar links nas páginas, é preciso muito cuidado. Qualquer usuário que clique num link que não o leva a página alguma, muito provavelmente sairá do site.

Erros de UX Design - erro 404

Imagem: FreePik.es

10. Textos com problemas visuais

Os utilizadores não gostam de entrar num site e ver um texto corrido de leitura difícil e cansativa. Procure dividir o texto em parágrafos e crie subtítulos, para que o usuário possa encontrar as partes que mais lhe interessam.

Estes erros de UX Design são bastante comuns em sites e blogs. Com a ajuda de profissionais de confiança pode solucionar estes problemas facilmente.