O email de boas-vindas é o mais importante tipo de email que se pode enviar. É a primeira saudação da empresa depois de a pessoa se ter inscrito na sua lista de emails. É muito importante, pois as pessoas querem sentir-se parte do seu projecto, saber mais sobre a empresa, os valores, a marca e a história.

Segundo a Omnisend, o email de boas-vindas tem uma taxa de abertura de 42,2% e taxa de cliques de 10,5%. Os clientes que recebem email de boas-vindas tendem a ter mais envolvimento com a marca a longo prazo.

 

Por que motivos a pessoa se terá inscrito na sua lista de contactos?

  • Para comprar algum produto na sua loja online;
  • Para testar alguma ferramenta de forma gratuita;
  • Para fazer download de algum tipo de conteúdo, como ebook, apresentação, vídeo, etc.;
  • Para receber newsletters;
  • Entre outros motivos.

Independentemente dos motivos, as pessoas inscreveram-se voluntariamente, por isso a sua empresa deve enviar email de boas-vindas, porque as pessoas estão à espera de os receber!

 

Os emails de boas-vindas são óptimos para:

  • criar um relacionamento com os clientes e potenciais clientes (leads);
  • envolver os clientes na marca, visão e valores;
  • causar uma primeira boa impressão;
  • converter os potenciais clientes em clientes efectivos.

 

Que tipos de email de boas-vindas pode escrever?

Pode optar por falar sobre a história da empresa, para o cliente a conhecer melhor, uma apresentação dos seus produtos ou até a oferta de um desconto especial. Seja qual for o tipo de email, é sempre importante dar as boas-vindas ao seu novo contacto, pois traz-lhe sensação de segurança e ajuda-o a sentir-se inserido e valorizado.

 

Anote estas dicas para escrever um bom email de boas-vindas!

 

Atenção ao assunto de email

Inclua o termo “bem-vindo” ou “parabéns” no assunto do email, juntamente com o nome da empresa ou marca. Além disso, inclua o nome da marca no campo do remetente, em vez do seu nome ou o nome de outro colega.

 

Ofereça um desconto especial

Pode ser um cupão de desconto, uma entrega grátis, um desconto na primeira compra ou outro tipo de variadas promoções. Inclua uma imagem apelativa para mostrar o desconto oferecido.

 

Conte a história da marca

Conte os melhores momentos da empresa e por que motivos ela é tão especial. Mostre a personalidade da marca, pois isto ajudará a criar um maior relacionamento com os clientes. Além disso, pode colocar a história da empresa em destaque no email ou até fazer um vídeo!

 

O cliente deve saber qual a vantagem de estar na sua lista de contactos

O cliente tem de saber o que vai encontrar nos seus próximos emails: newsletters, informação sobre novos produtos, promoções, eventos, em que dias da semana vai enviar emails, etc. Deixe bem claro os benefícios de se manter na sua lista de contactos.

 

Tenha atenção ao “timing”

Pode demorar até 48 horas a enviar o email de boas-vindas, mas o ideal é enviar logo após a pessoa se ter inscrito na sua lista de contactos. Isto é possível com ferramentas de automação que permitem enviar um email de boas-vindas em tempo real.

 

Inclua links para as redes sociais

Além de aumentar o envolvimento com a marca, vai aumentar também o alcance e a frequência das suas futuras campanhas.

 

Actualize o conteúdo dos seus emails de boas-vindas sempre que possível

Inclua imagens e conteúdo sazonais (Natal, Carnaval, Páscoa, etc.), para mostrar que a sua empresa se preocupa com conteúdo relevante e actualizado.

 

Entregue o conteúdo prometido

Se a pessoa se inscreveu na sua lista de contactos para receber algum tipo de conteúdo gratuito (ebook, apresentação, vídeo, etc.), inclua o nome do conteúdo no assunto do email e coloque um link para a pessoa aceder ao mesmo.

 

Inclua uma mensagem de despedida

Mostre gratidão por a pessoa se ter inscrito na lista de contactos e tente ser o mais pessoal possível. Envie uma mensagem simples e optimista que represente os princípios da marca.

 

 

Os emails de boas-vindas são bastante importantes, por serem a primeira comunicação que as pessoas irão receber da sua empresa. É quando as pessoas estão mais dispostas a clicarem em links do seu email, por isso é importante cativá-las logo desde o início!