calls to action

Os calls to action são indispensáveis em qualquer estratégia de marketing digital, pois é a partir deles que as pessoas realizam acções no website ou outros canais.

Estas ferramentas ajudam a criar o funil de vendas, cuja função é fazer com que as pessoas realizem acções que as levem ao passo seguinte. Esses passos devem ser cada vez mais próximos de efectuar uma compra.

Por isso, é essencial colocar calls to action no website, blog, newsletters e redes sociais, de modo a aumentar a taxa de conversão. Vamos saber mais.

O que são calls to action?

Os calls to action, ou CTAs, são qualquer chamada de atenção em forma de imagem ou texto, na qual a pessoa clica e vai para outra página, para realizar uma acção.

Num call to action pode estar escrito, por exemplo “clique aqui e teste durante 30 dias”, ou “inscreva-se na nossa newsletter”.

Para se criar um bom CTA, é preciso conhecer bem o público-alvo ou persona (preferencialmente), para saber que palavras ou imagens deve usar.

Qual a utilidade dos calls to action?

  • Gerar tráfego para outras páginas do seu website ou blog;
  • Fazer com que as pessoas se inscrevam na newsletter;
  • Incentivar o download de algum material produzido pela empresa, como um ebook ou infográfico;
  • Direccionar visitantes até uma landing page, para que preencham um formulário com os seus dados, como nome e email;
  • Fazer com que pessoas vejam vídeos;
  • Pedir que sigam nas redes sociais;
  • Pedir que respondam uma pesquisa ou inquérito;
  • Convidar para participar num evento;
  • Incentivar a realização de uma compra.

Dicas para converter usando calls to action

Simplicidade

Se der muitas opções às pessoas, elas não conseguirão tomar uma decisão, o que vai baixar a sua taxa de conversão. Portanto, através do CTA passe uma mensagem clara e sucinta.

É importante ser directo

Não faça com que o leitor fique com dúvidas. Ao contruir o CTA, use o imperativo, dando incentivos à acção. Por exemplo, “clique aqui”, “subscreva a newsletter” ou “compre agora”.

Explique o motivo

Não adianta somente dar a “ordem” à pessoa; tem de lhe explicar por que motivo aquilo é vantajoso para ela. Por isso, mostre os benefícios ao realizar determinada acção. Use gatilhos como testes gratuitos ou as vantagens de fazer download de um ebook, por exemplo.

Personalize o call to action

Há momentos em que não chega usar expressões como “compre agora” ou “faça o download”. Por exemplo, no download de um ebook, pode usar frases, como “Quero aprender mais sobre marketing digital”.

Cuide do visual

É necessário chamar a atenção dos visitantes antes de tomarem uma acção. É aqui que entra o visual do seu CTA. Isto inclui cores, sombras, fontes e até mesmo gradientes. O seu CTA deve ser diferenciador.

Faça testes A/B

Estes testes vão mostrar quais são os CTAs que convertem mais e qual o melhor modelo a adoptar.