marketing digital em 2020

O Marketing é uma área que está em constante mudança, principalmente no meio digital. A tecnologia desenvolve-se rapidamente, assim como os interesses e comportamentos dos consumidores são difíceis de prever. Por isso, é preciso ter atenção às principais tendências do Marketing Digital em 2020, para não ficarmos para trás. Vamos ver quais são.

Tendências do Marketing Digital em 2020

1 – Vídeo

Os vídeos, principalmente nas redes sociais, geram mais partilhas do que as publicações de texto e imagem. Também no email marketing o vídeo pode tornar-se muito útil e aumentar a taxa de cliques e interacções, bem como nas landing pages. As pessoas estão mais receptivas a comprar um produto após verem um vídeo, em vez de somente uma fotografia.

2 – Inteligência artificial e chatbot

Cada vez mais, a inteligência artificial faz parte dos planos de várias empresas, pois facilitam os seus processos produtivos e o modo de relacionar com o público. Portanto, o uso da inteligência artificial vai trazer vantagens competitivas às empresas, pois ajuda imenso a analisar o comportamento dos consumidores, os padrões de pesquisa, entre muito mais.

Ainda dentro da inteligência artificial, a nível de comunicação com o público, destaca-se o chatbot. Esta solução de conversas instantâneas ajuda imenso as empresas, pois é possível conversar com o público em tempo real, dia e noite. Assim, as dúvidas mais simples serão esclarecidas a qualquer hora do dia.

3 – Aumento das pesquisas por voz

O volume de pesquisas por voz tem tendência a aumentar. É importante referir que as palavras-chave pesquisadas são mais longas do que as escritas, além de conterem um estilo conversacional. Por norma, são feitas perguntas completas, com o intuito de se obter respostas directas. Isto implica as estratégias de SEO, exigindo que se incorpore comandos de voz nas estratégias de busca orgânica.

4 – Geolocalização

O marketing por geolocalização, disponível no Google, Facebook e Instagram, permite fazer anúncios segmentados para dispositivos móveis. Assim, é usado o GPS do smartphone, o useja, o anúncio aparece às pessoas que estão próximas da loja.

5 – Marketing de conteúdo vai continuar a reinar

O Marketing de conteúdo já era tendência e vai continuar a ser nas estratégias de Marketing Digital em 2020. Continua a ser a melhor maneira para as marcas estabeleceram a sua autoridade e ganhar a confiança dos consumidores, agregando valor e informação mediante a criação de conteúdo. Esta estratégia destaca-se nos blogs e redes sociais.

6 – Remarketing mais sofisticado

Muitas pessoas entram nas lojas online e não compram. Por isso, o remarketing tende a ser cada vez mais usado.

Esta estratégia funciona pelo uso de cookies do navegador, para fazer um rastreio do sites visitados pelos usuários. Quando saem de um website, os produtos ou serviços vistos são novamente mostrados em anúncios, em diferentes websites, como blogs.

7 – Influenciadores digitais

Cada vez mais marcas usam os influenciadores digitais nas suas estratégias. Muitas pesquisas demonstram que quase todos os consumidores confiam nas opiniões de outras pessoas que adquiriram o produto. Por isso, as empresas recorrem aos influenciadores digitais, para convencer o seu público.

8 – Personalização

Para se destacar na sua estratégia de Marketing Digital em 2020, tem de personalizar o seu marketing, incluindo conteúdo personalizado, produtos, emails, etc. Os consumidores não gostam de receber publicidade genérica e interagem mais com as experiências personalizadas. Por exemplo, se tiver um loja online e um cliente pesquisar determinados produtos, envie um email com recomendações de produtos complementares, nunca se esquecendo de colocar imagem dos mesmos.