Numa estratégia de SEO, principalmente SEO para e-commerce, o mais importante é a pesquisa de palavras-chave, pois é a partir daqui que serão criados todos os seus conteúdos. O principal objectivo é gerar mais tráfego para o seu website, tendo em conta as palavras-chave mais pesquisadas pelos potenciais clientes.
Não basta adivinhar os termos mais usados pelas pessoas. Este processo implica a análise do volume de pesquisa e a competitividade dos termos. Assim, será possível escolher as palavras mais adequadas para o conteúdo do seu e-commerce.
Dicas de SEO para e-commerce
Crie uma lista de tópicos e temas relevantes
Pense no seu nicho de mercado, nos seus produtos e o público-alvo. A partir destes pontos, vai conseguir ter melhor ideia dos termos de pesquisa mais relevantes. Faça algumas questões ao longo do processo, como:
- Quando um usuário pesquisa esta palavra-chave, o que está a procurar?
- Esta palavra-chave é relevante para os meus produtos?
- Como quero que a loja seja encontrada?
- Que termos usam os meus clientes para descrever os produtos?
Analise as pesquisas relacionadas
Ao pesquisar as suas palavras-chave no Google, vá até ao fundo da página e, em “pesquisas relacionadas”, analise os termos que aparecem. Se algum termo for relevante para a sua loja, adicione-o à sua lista.
Use o poder dos planeadores de palavras-chave
Existem diversas ferramentas que ajudam na sua estratégia de SEO para e-commerce. Se tiver uma conta no Google Ads, use o Google Keyword Planner. Esta ferramenta é gratuita e oferece dados valiosos, pois vai busca-los ao próprio Google.
Também pode usar outras ferramentas, como Google Trends ou Ubersuggest. O Google Trends fornece informações como o volume de pesquisa, análise por sub-região, consultas relacionadas e ainda permite comparar palavras-chave. O Ubersuggest vai ainda mais longe, mostrando a dificuldade de SEO, custo médio por clique e os conteúdos já existentes com essas palavras.