email marketing de fim de ano

As suas campanhas de email marketing de fim de ano são a oportunidade excelente para vender mais após o Natal. Neste artigo, veja que tipos de mensagem pode enviar e dicas para maior sucesso do seu email marketing de fim de ano.

Que tipos de mensagens pode enviar?

Promoções/descontos especiais

Este é o tipo de mensagem mais enviado nesta época. Deixe claro o  valor da sua proposta, pois se, por exemplo, enviar imagens dos seus produtos, mas sem acréscimo de valor especial, as pessoas não terão interesse nem irão interagir.

Ofereça algum desconto, brindes ou transporte gratuito. Não se esqueça de que o assunto deve ser chamativo, para que as pessoas tenham interesse em abrir a mensagem.

Informativo

Este tipo de email é uma forma de chamar a atenção das pessoas, como lembretes, ideias para presentes, receitas, dicas e muito mais, dependendo do seu negócio. Pode, por exemplo, enviar os conteúdos do seu blog.

“Re-engagement”

As campanhas de “re-engagement” são mais complexas, uma vez que a ideia é chegar aos contactos que menos interagem e entram menos em contacto. Na época das festas, o ideal é enviar uma campanha que ofereça algo realmente interessante e útil, como descontos especiais e exclusivos.

Felicitações

Pode parecer cliché, mas fica sempre bem enviar um email bem preparado e redigido, a desejar feliz Natal e/ou Feliz Ano Novo. Aproveite a oportunidade para agradecer aos seus contactos e deixar uma boa mensagem, reforçando a relação com os clientes.

Avisos

Pode usar o email para enviar avisos aos seus clientes, por exemplo, horários de funcionamento, férias colectivas, etc. Assim, as pessoas vão ficar avisadas e evitar-se-á incómodos.

Dicas para a sua campanha de email marketing de fim de ano

Conquiste novamente as pessoas

Após as férias e o Natal é a altura ideal para “re-conquistar” as pessoas. O objectivo é chegar às pessoas que compraram ou consideraram comprar, para darem uma segunda oportunidade aos seus produtos ou serviços.

Limpe as suas listas de email

Um envio de email marketing de fim de ano só funciona se as suas listas de contactos estiverem limpas. Divida-as por segmentos, se não o tiver feito antes, baseando-se nas preferências das pessoas.

Conteúdo criativo

Para que o seu conteúdo seja mais criativo, pode usar uma linguagem mais descontraída, para aproximar a mensagem do cliente. Além disso, evite enviar mensagens longas, pois as pessoas vão receber outros emails. Tente oferecer conteúdo relevante e diferenciador.

Design apelativo

Inove no design de comunicação, tentando diferenciar o seu email dos outros enviados ao longo do ano. Transmita o espírito natalício para a sua mensagem, tornando-a visualmente atractiva.

Personalização

Use as informações sobre os seus clientes, para enviar mensagens personalizadas e para fazer uma comunicação mais direcionada. Portanto, trate as pessoas como únicas e use os seus nomes. Assim, vai evitar enviar mensagens de “Feliz Ano Novo” vazias e automáticas.

Frequência

No fim de ano, é normal as empresas enviarem mensagens de Natal e Ano Novo. No entanto, tenha cuidado para não ser insistente, pois as pessoas já recebem muitos outros emails. Assim, aproveite as redes sociais para complementar a sua estratégia de email marketing de fim de ano.