dicas aumentar vendas de natal increase christmas sales

Já estamos próximos do Natal, a época do ano que traz mais lucros para as empresas. No entanto, esses lucros vão depender do planeamento e organização, de modo a atender às expectativas das pessoas. Para aumentar as vendas de Natal, é necessário pensar bem nas campanhas publicitárias, quais os canais a usar e como o fazer.

Dicas para aumentar as vendas de Natal

1 – Invista nas pré-vendas

Normalmente, as pessoas começam a fazer os planos das compras de Natal antecipadamente, para encontrar os melhores preços. Prepare a sua loja e faça promoções antecipadamente, assim como valorize a comunicação no seu ponto de venda.

2 – Organize o stock

Deve reforçar o seu stock, mas com planeamento logístico e organização, de acordo com o perfil e necessidades do seu público. Analise os produtos mais vendidos no ano anterior, para planear melhor quais os produtos que devem ser reforçados com mais urgência.

3 – Organize a sua equipa

Não é possível aumentar as vendas de Natal sem um equipa devidamente preparada e organizada. Se necessário, contrate mais funcionários para esta época e treine-os, para que o atendimento ao cliente seja ainda melhor.

4 – Cative através das vitrines

Muitas compras começam pelas vitrines, pois geram curiosidade, graças à decoração. Não é preciso exagerar, basta usar a criatividade e ter em conta pequenos detalhes, de modo a atrair os clientes para dentro da loja.

5 – Invista em imagens de qualidade

Já nas vendas online, os clientes não têm a oportunidade de ver, tocar ou experimentar os produtos, pelo que a imagem conta muito na decisão de compra. Por isso, invista em imagens de alta resolução, permita explorar diferentes ângulos dos produtos e até mesmo ampliar as fotografias no seu website.

6 – Use o Email Marketing e o SMS Marketing

O Email Marketing é um dos canais mais directos para mostrar as suas campanhas aos seus clientes. Personalize os seus emails, segmente as suas bases de dados e envie as promoções adequadas para cada segmento. Assim, as pessoas que subscreveram a sua newsletter estarão a par das suas promoções. Se tiver dúvidas, leia o nosso artigo sobre campanhas de Email Marketing no Natal.

O mesmo acontece com o SMS Marketing, que é mais directo ainda. Escreva mensagens curtas e sucintas, que incentivem as pessoas a efectuar uma compra. Pode acrescentar um call to action ou até mesmo um código promocional.

7 – Use as redes sociais

As redes sociais são boas ferramentas para fazer a sua campanha chegar ainda a mais pessoas. Use os recursos que cada rede oferece. Por exemplo, o Facebook permite criar anúncios em carrossel, com imagens, preços e link dos produtos. Também pode criar anúncios em vídeo, no Facebook, Instagram YouTube, entre outras.

8 – Capriche no e-commerce

Se tiver uma loja online, deve estar optimizada com técnicas de SEO, as imagens dos produtos devem ter boa qualidade (veja a dica 5), bem como os títulos e descrições dos produtos devem ser claros.

O título de produto vai ajudar o seu SEO, ou seja, a atrair tráfego orgânico para a sua loja online. Ajuda, portanto, a indexar melhor no Google. Use as palavra-chave que são frequentemente pesquisadas pelos consumidores que procuram os seus produtos.

A descrição dos produtos é também muito importante, pois os clientes não podem ter dúvidas acerca dos seus produtos. Por isso, escreva o mais detalhadamente possível, incluindo várias informações. Evite usar descrições duplicadas, principalmente se se tratar de uma linha de produtos. Isto faz com que o Google penalize o ranking, fazendo com que o seu site não apareça nos resultados de pesquisa.

9 – Incorpore o espírito natalício

Inclua imagens relacionadas com o Natal nas suas campanhas de Email Marketing, assim como nas suas lojas online e física. Nas redes sociais, também pode colocar imagens relacionadas com esta época. Além disso, pode oferecer brindes ou condições especiais, como o prazo de entrega ou embalagens personalizadas.

10 – Comemore o Ano Novo

Após o feriado, continue a impulsionar as suas promoções, com emails personalizados. Envie sugestões de produtos complementares aos que foram adquiridos, informe sobre os prazos para devolução ou troca de presentes. Portanto, aproveite para criar uma relação duradoura com os clientes, comunicando com eles e oferecendo informação relevante.

11 – Atenção ao atendimento ao cliente

Esta é a última dica e talvez a mais importante. Se quer aumentar as vendas de Natal, o atendimento ao cliente deve ter uma atenção especial, pois se for mau, todas as restantes dicas e estratégias vão por água abaixo. Em contrapartida, os clientes satisfeitos voltam a comprar na sua loja e recomendam a outras pessoas.