dicas de redes sociais, social media tips

Gerir as redes sociais não significa somente publicar “coisas bonitas” ou publicar sobre  seu produto. Há toda uma estratégia por trás, de modo a gerar mais resultados, ou seja, há que fazer um planeamento, conhecer o público-alvo e publicar conteúdo de interesse.

Leias as nossas dicas de redes sociais que irão ajudar imenso na sua estratégia.

Dicas de redes sociais

1 – Entenda como funcionam

Cada rede social tem a sua própria dinâmica e os seus próprios objectivos. Tente entender como funciona cada uma delas, para saber em quais vale a pena criar conta. Ms uma coisa é transversal  a todas: ninguém gosta de vendas directas nas redes. Então, prepare-se para não se focar demasiado em vender o seu produto nas redes.

2 – Entenda como interage o seu público-alvo

Estude como os clientes e potenciais clientes participam nas redes sociais. Eles usam-nas para saber a opinião de outras pessoas sobre os produtos e as empresas? Usam para reclamar ou elogiar? Então interessados em assuntos mais profissionais ou mais pessoais?

3 – Defina a sua estratégia

A estratégia pode estar dividida em três níveis:

  • Relacionamento com os clientes: atendimento a reclamações, esclarecimento ode dúvidas, interação com as pessoas;
  • Comunicação: divulgação de novos produtos, informações úteis;
  • Campanhas de fidelização: promoções exclusivas para quem participa nas redes ou segue  página da marca.

4 – Produza conteúdo de qualidade

Ao produzir conteúdo de qualidade, vai melhorar a imagem da sua empresa. Por exemplo, o Instagram tem como foco a partilha de imagens. Por isso, a sua marca deve publicar imagens com boa qualidade e visualmente atractivas. Outro exemplo é o Youtube, cujo foco é o vídeo. Invista em boas câmaras para gravar vídeos.

O conteúdo deve gerar interacções, como gostos nas publicações, comentários e partilhas. Por isso, é uma boa ideia incentivar as pessoas a interagir com as suas publicações. Por exemplo, faça perguntas, produza conteúdos em forma de jogos ou actividades, faça concursos, etc. Isto ajuda também no SEO nas redes sociais. Quanto mais as pessoas interagirem com o conteúdo, mais vezes ele será mostrado nos feeds.

5 – Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente era, geralmente, feito por telefone. Hoje em dia, as pessoas começam a usar a internet, principalmente as redes sociais, para fazer reclamações, tirar dúvidas ou elogiar as marcas.

Use as redes sociais para melhorar o seu relacionamento com os clientes. Além disso, as interacções com o público servem para dar ideias sobre novo conteúdo a ser produzido. Por exemplo, se muitas pessoas tiverem dúvidas sobre o mesmo assunto, pode produzir um post sobre o mesmo.

6 – Seja diferenciador

Participar nas redes não é o suficiente. Participe de forma diferenciada! Pode mostrar conteúdo exclusivo, promoções especiais ou disponibilizar atendimento personalizado. Assim, vai conseguir captar a atenção das pessoas e fidelizá-las.

7 – Hashtags

O uso de hashtags depende de rede para rede. No facebook, por exemplo, não são muito usadas, então não vale a pena usar muitas: use uma ou duas, ou até mesmo nenhuma. Já no instagram, são mais bem-vindas, assim como no Twitter. Mas não abuse. Sabemos que o limite máximo do uso de hashtags é de 30, mas nunca use esse limite. Não existe um número ideal de hashtags que deve usar; aconselhamos entre 12 a 20, mas não é regra. Se usar sempre as 30, as redes sociais, como o instagram, vão considerar a sua conta spam.

Do mesmo modo, evite usar sempre as mesmas hashtags, pois será igualmente considerado spam.