importância do marketing de conteúdo

O Marketing de conteúdo tem sido tendência nos últimos tempos, por bons motivos: é uma estratégia com resultados eficazes.

Como os consumidores são cada vez mais digitais e, portanto, os seus comportamentos têm mudado, o marketing tradicional já não funciona. Hoje em dia, as pessoas procuram as empresas que possam solucionar os seus problemas, especialmente de maneira personalizada.

Então, o conteúdo é uma boa estratégia para atender a estas mudanças. No entanto, muitas empresas ainda não compreendem a importância do Marketing de conteúdo.

O que é o Marketing de Conteúdo?

Esta estratégia tem o objectivo de criar maior relacionamento com o público-alvo, aumentando a base de clientes e potenciais clientes da empresa, através da criação de conteúdo relevante. Este conteúdo deve ser de qualidade e capaz de atrair e gerar valor para as pessoas, ou seja, deve informar as pessoas e encontrar soluções para os seus problemas.

Então, basicamente, a função desta estratégia é oferecer informação aos clientes e potenciais clientes. Um bom marketing de conteúdo deve:

  • Conter conteúdo original, relevante e de qualidade;
  • Oferecer valor às pessoas;
  • Ser direcionado para o público certo, com base nos seus interesses;
  • Ser coerente com a área de actuação da marca/empresa;
  • Conferir autoridade à empresa.

Vejamos um exemplo prático. Uma empresa que vende roupa, poderá criar conteúdo sobre moda, por exemplo, escrever artigos no blog sobre dicas de moda para a próxima estação, produzir vídeos sobre moda, etc. O conteúdo é coerente com a oferta da empresa e oferece valor às pessoas interessadas por este tema.

Qual a importância do marketing de conteúdo?

Permite que a empresa seja encontrada

O conteúdo ajuda as pessoas a encontrarem a sua empresa, seja nos motores de busca, seja nas redes sociais. A produção de conteúdo ajuda a sua marca a estar melhor posicionada nos motores de busca, principalmente o Google. Vamos analisar novamente o exemplo da loja de roupa. Se alguém escrever na pesquisa do Google “dicas de moda para 2019”, é bastante provável que encontrem o seu website na pesquisa, caso tenha escrito um artigo sobre este tema.

Melhora o relacionamento com o público

O Marketing de conteúdo não é intrusivo como outras estratégias tradicionais de marketing, pois em vez de interromper a pessoa com a oferta de produtos, é feito para que as pessoas encontrem a marca. Portanto, as pessoas é que vão atrás da marca, e não o contrário, para poderem solucionar os seus problemas e até mesmo fazer uma compra.

Pode ser facilmente partilhado

Este ponto realça a importância do marketing de conteúdo. Pode ser fácil e rapidamente partilhado pelo público da empresa, chegando a um público ainda maior. Este potencial existe graças às redes sociais, onde as pessoas partilham conteúdo que consideram interessante.

Reduz os custos

No marketing tradicional, a empresa tem de gastar sempre dinheiro para manter a sua presença. Nestas novas estratégias, isso não acontece: os seus conteúdos continuarão online e poderão ser sempre vistos pelas pessoas.

Melhor compreensão dos resultados

No marketing tradicional, é quase impossível analisar os dados com precisão, pois exige a colecta de informação e pesquisas para se dizer com alguma certeza o resultado das acções. Já no marketing de conteúdo, é fácil saber qual foi o conteúdo mais procurado pelos visitantes, que páginas tiveram mais visitas e geraram mais vendas, que palavras-chave foram mais usadas, etc. Assim, a estratégia será optimizada e melhorada.

Ajuda a adaptar o mercado

Quando se trata de produtos inovadores ou segmentos pouco explorados, o conteúdo é uma óptima ferramenta. Como? Vai ensinar o público-alvo sobre a importância de determinado produto ou serviço, bem como mostrará as suas melhores práticas e dicas. Assim, as pessoas ficarão mais esclarecidas em relação à sua oferta.

Compreendeu a importância do marketing de conteúdo? Agora, é hora de pôr as mãos à obra!