Os chatbots vieram para melhorar o relacionamento entre as marcas e os clientes, respondendo a perguntas de resposta simples e directa, sem parecer uma conversa entre uma pessoa e uma máquina. Isto é uma realidade em ascensão!
Então, como será o futuro dos chatbots?
São as novas aplicações
Antes da internet, tínhamos de nos deslocar aos locais para fazer qualquer coisa. Se quiséssemos viajar, teríamos de ir a uma agência de viagens. Se quiséssemos fazer uma transferência bancária, tínhamos de ir ao banco.
Hoje em dia, é diferente. Tudo o que precisamos está ao nosso alcance, ou seja, temos nos dispositivos as aplicações necessárias para fazermos as nossas tarefas. Podem ser as aplicações do banco ou de viagens.
Assim, o futuro dos chatbots é mesmo este: ajudam-nos com estas tarefas, simplificando os processos e poupando o nosso tempo.
Usam linguagem natural
Os chatbots permitem interagir com o sistema através de discurso ou texto, na nossa linguagem natural, sem o uso de questionários nem processos complexos. Portanto, eles criam uma interacção com a tecnologia mais pessoal e significativa, pois os usuários podem aceder à informação apenas escrevendo ou dizendo o que querem.
São escaláveis
Em serviços de apoio ao cliente, nós humanos só conseguimos resolver um problema de cada vez. Se o volume de pedidos for muito grande, os clientes terão de esperar pela sua vez.
Hoje em dia, os clientes não gostam de esperar; querem os problemas resolvidos na hora. Os chatbots vieram resolver isso, pois conseguem lidar com vários pedidos em simultâneo. Assim, são a solução ideal para resolver os problemas mais rápidos e directos, deixando os mais complexos para os humanos. Além disso, a longo prazo são uma solução mais económica para a empresa.
Os chatbots aprendem
Os chatbots com inteligência artificial aprendem com o tempo. Usam o machine learning e a programação neuro-linguística para melhorar a sua performance de forma autónoma, sem recurso a programação e actualizações.
Quantos mais dados os bots processam, mais eficientes serão a interpretar e a responder a pedidos.
São a solução ideal para as empresas
E porquê? Os chatbots têm a habilidade de guiar as pessoas através dos processos e de melhorar a fluidez da informação. Do ponto de vista comercial, os chatbots estão a mudar a forma como as marcas alcançam os clientes e interagem com eles. Basicamente, revolucionaram a experiência dos usuários ao oferecerem-nos acesso rápido à informação que procuramos.