taxa de conversão no email marketing

O Email Marketing é um dos principais canais de marketing que geram mais vendas. Por isso, muitas empresas optam por esta estratégia para chegar aos seus clientes. Como a concorrência é cada vez maior, é necessário desenvolver as suas próprias campanhas, para manter o contacto com o público.

Assim sendo, para aumentar a taxa de conversão no Email Marketing, é preciso seguir algumas regras. A linguagem, o título e até mesmo a frequência dos envios podem ser importantes na decisão de compra.

Taxa de conversão no Email Marketing: o que fazer para aumentar?

Crie uma lista de emails de qualidade

Não adianta ter uma grande lista de emails, se apenas alguns subscritores se envolverem com o conteúdo. Convém ir actualizando as listas e adicionar novos contactos que realmente queiram receber as suas comunicações.

Melhore a sua lista, ao aproveitar para enviar emails aos subscritores actuais. Além disso, volte a contactar os subscritores inactivos, enviando uma oferta atractiva para que voltem a ter interesse pela sua marca. Verá que aumentará a sua taxa de conversão no Email Marketing.

Segmente o seu público

Este é um dos pontos mais importantes em qualquer canal de Marketing. Os consumidores são cada vez mais selectivos e, portanto, não vão responder a todas as campanhas de email. Se começarem a receber muitos emails irrelevantes, a taxa de cancelamentos vai aumentar. Por isso, é tão importante segmentar o público e enviar conteúdo adequado para cada grupo.

Personalize os seus emails

A personalização é cada vez mais importante. Além de oferecer conteúdo de qualidade, dê um toque pessoal aos emails, para aumentar as taxas de abertura e de cliques. Isto é possível através da automação, que ajuda a enviar mensagens mais personalizadas, melhorando o impacto das campanhas de email.

Tenha em conta o processo de compra

Conhecer o público-alvo não é suficiente; é preciso também saber como é o processo de compra dos clientes. Só assim se poderá enviar conteúdo relevante na hora certa.

O processo de compra é o caminho do consumidor, desde o reconhecimento do seu problema, até à decisão de comprar o produto. O email marketing deve conduzir a pessoa para a próxima etapa.

Defina a frequência de envios

Cuidado com o excesso de mensagens enviadas, pois as pessoas vão-se cansar e fazer unsubscribe. Da mesma forma, enviar poucos emails pode fazer com que as pessoas fiquem menos envolvidas com a sua marca. Isto vai deitar abaixo a sua taxa de conversão no Email Marketing. Portanto, defina a frequência de envios e mantenha esse ritmo.

Tenha também em atenção o dia e hora de envio, pois há períodos em que as pessoas estarão mais propensas a envolver-se com a marca. Para isso, é bom fazer testes e ver em que altura o público interage mais.

Escolha um bom assunto

O assunto do email é a primeira coisa que o subscritor lê. Assim, pode definir a taxa de abertura do email, ou seja, se as pessoas vão decidir abrir ou não.

Por isso, há que usar o assunto de email para chamar a atenção. Tente despertar a curiosidade das pessoas, fazendo com que abram o conteúdo para ver do que se trata.

Lembre-se que o assunto deve ser curto, para aparecer nos dispositivos móveis.

Inclua links e CTAs

Para ajudar a pessoa com o processo de compra, inclua links no seu texto, a direccionar para uma página de produto, artigo do blog ou outro destino relevante. Use também botões para as redes sociais, de modo a aumentar o reconhecimento da marca.

Mais importante ainda é adicionar pelo menos um call to action (CTA). É um botão que incentiva a pessoa a tomar uma acção, por exemplo, “faça o download”. Para destacar o seu call to action:

  • Use uma cor contrastante;
  • Posicione-o num local estratégico;
  • O seu tamanho deve ser maior em relação aos outros elementos do email;
  • Experimente usar um efeito 3D.

Evite usar termos genéricos, como “clique aqui”. Convém ser mais transparente, deixando claro o que o leitor irá ver quando clicar no botão.

Acompanhe os resultados

Nunca saberemos se haverá taxa de conversão no Email Marketing se não analisarmos os resultados. Assim, saberá o que deve ser alterado na sua estratégia. Por exemplo, se a taxa de abertura estiver mais baixa do que o normal, identifique o assunto de email, pois provavelmente esse elemento precisa de alteração.