roi no e-commerce

O retorno no investimento (ROI – Return on Investment) é uma métrica fundamental para saber se as acções de marketing estão a ter sucesso ou não. Por outras palavras, permite saber se o investimento feito pela empresa está a trazer lucro.

Qual a vantagem de calcular o ROI no e-commerce?

Analisar os investimentos

Os resultados obtidos em cada acção de marketing devem ser acompanhados. Assim, poder-se-á adoptar melhorias. Por exemplo, se determinada campanha não estiver a ter um bom desempenho, pode optar por melhorá-la ou eliminá-la. Em contrapartida, se uma campanha está a trazer bons resultados, poderá saber se vale a pena aumentar o investimento, para resultados ainda melhores.

Redução dos custos

Ao analisar o retorno dos investimentos, os custos serão reduzidos, pois não perderá os seus recursos em campanhas com resultados fracos.

Definição de prioridades

Se tiver várias campanhas activas, poderá saber, graças à análise do ROI, quais merecem maior investimento.

Como calcular o ROI no e-commerce?

O cálculo do ROI é simples. Existem duas fórmulas matemáticas:

Fórmula 1: ROI = (retorno total – investimento) / investimento

Fórmula 2: ROI = [(retorno total – investimento) / investimento] x 100

Por exemplo:

A sua loja online fez um investimento numa campanha no Google Ads de €2000. Através dessa campanha, as pessoas fizeram compras e empresa ganhou €7000. Portanto:

Fórmula 1:

(7000 – 2000) / 2000

5000 / 2000

2,5

Segundo a Fórmula 1, o seu ROI foi 2,5.

Fórmula 2:

[(7000 – 2000) / 2000] x 100

(5000 / 2000) x 100

2,5 x 100

250%

Segundo a Fórmula 2, o seu ROI foi de 250%.

O valor final corresponde ao retorno financeiro obtido a partir do investimento inicial feito no e-commerce. Sabemos assim que, neste exemplo, a empresa triplicou o valor investido.

Este exemplo foi muito simples, só para entender como calcular. No entanto, quando puser em prática, deve considerar todos os investimentos que foram feitos em determinada acção ou campanha. Pode ser envios de email marketing/sms marketing, campanhas nas redes sociais, realização de infoprodutos (infográficos, e-books, etc). Basta somar todos os investimentos e incluí-los nas fórmulas.

E se o ROI for negativo?

Ao calcular o ROI em e-commerce, poderá correr o risco de o resultado ser negativo. Caso aconteça, deve procurar uma acção para contornar o fraco resultado, pois a empresa está a perder dinheiro.

O mais aconselhável é parar imediatamente a campanha e procurar o erro. Se puder, corrija-lo, senão suspenda a campanha e pense noutra estratégia.

Em suma, é muito importante medir o ROI em e-commerce, para saber se a empresa está a ganhar ou a perder dinheiro. Se ignorar esta métrica, corre o risco de não alcançar os seus objectivos de marketing e terá prejuízos.