conteúdo nas redes sociais - social media content marketing

Definir uma estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais é uma boa maneira de construir a marca. Porém, muitos empreendedores ainda não entendem como impulsionar as vendas e ganhar dinheiro através desta estratégia.

O problema está em ver as redes sociais como entretenimento, sem pensar no seu potencial para as estratégias de marketing. É verdade que o principal objectivo das redes sociais não é gerar vendas, contudo é possível! Por isso, é importante pensar numa estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais, com foco nos lucros.

Como aplicar o Marketing de conteúdo nas redes sociais?

De uma forma geral, comece por criar a sua página na rede social (ou noutras redes que façam sentido para o seu negócio), para criar e manter um relacionamento com a audiência. Envolva-se com o público-alvo e ofereça conteúdo que atraia as pessoas. Só assim, o marketing de conteúdo nas redes sociais vai fazer sentido e gerar resultados.

Interaja com a sua audiência

Compartilhe conteúdo de valor e interaja com os usuários, por exemplo, respondendo aos comentários ou mensagens deles. Fique o mais próximo possível do seu público.

Ao responder a comentários, vai fortalecer a comunicação com as pessoas e não leva assim tanto tempo como se pensa! Quando os usuários vêem que respondeu aos seus comentários, voltarão mais vezes à página e criarão uma ligação mais forte.

Este é o principal objectivo da construção de uma estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais.

Crie um relacionamento com os influenciadores

Ganhar uma grande audiência, de qualidade, não é muito fácil nas redes sociais. Para ajudar a construir essa audiência, estabelecer um relacionamento com influenciadores pode ser uma boa ideia. Por exemplo, muitas pessoas que vêem vídeos no YouTube ou fotos no Instagram, tomam decisões de compra com base na recomendação de alguém que cria conteúdo de valor para elas.

Os usuários tendem a confiar nos influenciadores, ou seja, preferem comprar produtos recomendados por essas pessoas, em vez de verem as marcas a autopromoverem-se.

Para criar um relacionamento com influenciadores, deve fornecer conteúdo de valor, em troca de promoção ou suporte.

Como encontrar os influenciadores?

  • Procure nas redes sociais pessoas populares no mesmo nicho de mercado. Podem também pesquisar no Google, por exemplo, “influenciadores de marketing digital”;
  • Faça uma lista que inclua os maiores influenciadores que aparecem os resultados de pesquisa;
  • Pesquise mais sobre eles e entre em contacto;
  • Mostre que se interessa pelo conteúdo deles;
  • Interaja com o conteúdo dos influenciadores;
  • Deixe comentários nas suas páginas ou blogs;
  • Inscreva-se nas suas listas de email.

Use o poder do remarketing nas redes sociais

O remarketing ajuda a ganhar lucros através de uma grande audiência nas redes sociais. Depois e construir uma boa audiência, há que redireccioná-la para as vendas.

Redes boas para fazer remarketing são o Facebook, Instagram e LinkedIn, dependendo da interacção das pessoas. Se elas mostram interesse, será mais simples.

Ao fazer remarketing para as pessoas que mostraram interesse nas redes sociais, vai poder personalizar a oferta para elas, aumentando a possibilidade de conversão.

Tenha atenção ao público

Um anúncio de remarketing dirige-se a pessoas que já mostraram interesse no conteúdo da marca. Por isso, vai aproximar ainda mais esse público e existirá maior probabilidade de converter em vendas.

Ofereça algo ao seu público

Pode oferecer um bónus, por exemplo, conteúdo extra ou um cupão na sua estratégia de remarketing. Além disso, pode segmentar vários públicos neste anúncio, não só os que têm interesse na sua página.

Escreva o conteúdo certo para cada rede social

Cada rede social é diferente, quer a nível de público, quer a nível de funcionalidades. Por isso, convém criar conteúdo adequado para cada uma delas.

Por exemplo, se o seu website tem um blog, pode produzir infográficos para os diferentes artigos e postar no Pinterest ou outras redes mais visuais.

Saiba qual é a melhor hora para publicar o conteúdo

Faça testes para descobrir qual é a hora em que a sua audiência interage mais. Às vezes, o problema não é a qualidade do conteúdo, mas sim a hora em que se publica. É preciso entender a que hora o público está mais online, apesar de não haver um horário fixo para isso. Pode ser, por exemplo, de manhã, antes do trabalho, à hora de almoço, etc.

Crie conteúdo interessante para os seguidores

Converse e aproxime-se das pessoas que interagem com o conteúdo. Pode mesmo perguntar que tipo de conteúdo preferem ver e leia cada comentário. Assim, vai poder tirar ideias para as próximas publicações.

Lembre-se que deve diversificar a estratégia de conteúdo nas redes sociais. Assim, vai saber que tipo de linguagem usar e que tipos de posts geram mais interacções.

Em suma, o seu marketing de conteúdo nas redes sociais deve incluir publicações criativas, artigos no blog e, mais importante, a análise dos resultados de cada post.