inteligência artificial e marketplaces

Os marketplaces têm tido cada vez mais destaque no mundo dos negócios. Como tal, a Inteligência Artificial (IA) poderá ser aplicada aos marketplaces, beneficiando tanto os vendedores como os clientes. Vamos ver como a Inteligência Artificial e os marketplaces se complementam.

Como os marketplaces são influenciados pela Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial pode ser usada em qualquer ambiente com interacção digital conectada a softwares. Com a ajuda dos softwares de IA, os marketplaces estão a ficar cada vez mais sofisticados, pois é possível avaliar as características de cada usuário. Assim, os vendedores poderão conectar-se mais rapidamente com os potenciais clientes.

O Facebook Marketplace é um bom exemplo. A rede social adicionou sugestões de faixa de preço e características de categorização, de modo a facilitar a venda. Além disso, é possível fazer recomendações de produtos.

Como a IA beneficia o vendedor e o consumidor?

A IA ajuda a reconhecer os padrões de busca e compra do consumidor, ou seja, ajuda o vendedor a entender as suas preferências e a mostrar produtos semelhantes às buscas dos usuários. Assim, o vendedor terá mais facilidade em chegar ao seu público-alvo.

As pesquisas por voz, também produzidas através de IA, já começam a fazer parte do dia-a-dia. Uma grande vantagem é a tradução automática de descrições e conteúdos, facilitando o acesso ao produto em vários países.

Também os chatbots já começam a aparecer em vários websites e não falta muito para fazerem parte dos marketplaces. Através dos chatbots, os clientes podem ter acesso a descrições de produtos, fazer pesquisas ou pedir suporte.

Quais os benefícios?

Com a automatização de tarefas repetitivas, que é uma das principais funções da IA, os processos entre os vendedores e compradores será mais fácil, graças à confiança transmitida.

Com a IA, os custos reduzir-se-ão para todas as partes envolvidas. Como? A plataforma facilita o acesso e alcance dos produtos, para que o cliente perca menos tempo à procura do que necessita. Além disso, poderá fazer as compras mais rapidamente.

Vale a pena realçar que a IA ajuda a melhorar a experiência do usuário, através de uma plataforma ágil e eficiente. Assim, a combinação da inteligência artificial e marketplaces vai levar a um aumento de compradores e vendedores.