ux writing

Cada vez mais, o UX Writing começa a ganhar destaque na área do design, pois a busca por redactores especializados na experiência do usuário tem aumentado. Mas afinal, o que é isto ao certo?

O UX Writing é todo o texto escrito de modo a garantir a melhor experiência para os usuários, no mundo digital. O UX Writer deve rever e validar o conteúdo de emails, notificações e outro texto que seja usado noutros canais de comunicação.

É importante pensar também na microcopy (microtexto), principalmente na optimização para mobile. São pequenos textos escritos em espaços limitados, com o intuito de transmitir uma mensagem clara e directa, de modo a incentivar os usuários a realizar uma acção. Microcopoy inclui calls to action, botões de subscrição, páginas 404, títulos de páginas, erros, etc.

Tarefas do UX Writer

Embora pareça que as únicas tarefas são escrever e rever, não é bem assim. O UX Writer conhecer bem o objectivo do negócio, conhecer cada vez melhor os comportamentos e necessidades dos usuários, bem como ter atenção aos canais de discussão para que possa definir a estratégia de conteúdo.

Porque o UX Writing é tão importante?

À medida que construímos cada vez mais produtos digitais a nível global, é preciso que esses produtos sejam compreendidos para serem usados. Ou seja, os usuários e os consumidores devem ter facilidade em usar, por exemplo, um software, sem ter de pensar muito sobre os passos seguintes.

O produto é tão bom quanto a sua comunicação, por isso, é importante não ignorar a importância do UX Writing. Lembre-se que uma comunicação mal feita e textos mal escritos podem arruinar a interface. Isso porque quando a mensagem não é clara, os usuários não vão compreender o que é preciso fazer nem como funciona a plataforma. Por exemplo, se não encontrarem o que pretendem no website, rapidamente o vão abandonar e procurar o da concorrência.