Os chatbots são usados para desenvolver diálogos entre os clientes, potenciais clientes e as empresas, através de plataformas de troca de mensagens. A intenção é estabelecer uma comunicação com as pessoas, sem que elas percebam que estão a comunicar com um chatbot.
Assim, as empresas conseguirão oferecer um bom atendimento. Por isso, é tão importante usar os chatbots no e-commerce, pois a empresa poderá esclarecer as principais dúvidas dos clientes e deixará os funcionários livres para actividades mais complexas.
Como usar os chatbots no e-Commerce?
Carrinho/shopping cart
Quando um usuário coloca um item no carrinho, um chatbot poderá enviar uma notificação.
Resposta a perguntas frequentes
Não é preciso estarmos sempre a responder a perguntas frequentes milhares de vezes a diferentes pessoas, pois um chatbot pode fazer isso por nós. Ou seja, o chatbot pode dar informações sobre estado dos pedidos, pagamentos, entregas, etc.
Aumento de vendas
Ao traçar a actividade do cliente no website e analisando os dados, será mais fácil construir uma estratégia de marketing eficiente. Portanto, poderá usar as informações para conhecer melhor o perfil dos consumidores e os seus hábitos de compra. Assim conseguirá criar ofertas e promoções personalizadas.
Interacção
Os chatbots comunicam com os usuários de forma transparente e não intrusiva.
Vender no mundo online
Ao vender online, não irá precisar de equipamento extra para implementar os chatbots no e-Commerce.
Tempo e disponibilidade
Ao usar chatbots no e-Commerce, irá poupar dinheiro com recursos humanos, pois não precisará de contratar tantas pessoas. Além disso, os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Graças a todos estes factores, o uso de chatbots no e-Commerce pode ajudar a melhorar imenso a imagem da sua empresa e, principalmente, a aumentar as vendas. Com os chatbots, será possível estabelecer uma comunicação mais ágil com os clientes e potenciais clientes, bem como a empresa estará disponível 24 horas por dia.