google my business

O Google My Business é uma plataforma importante para qualquer negócio que queira ser encontrado online. Contudo, muitas empresas ainda não sabem como funciona esta ferramenta gratuita do Google.

Basicamente, permite gerir a empresa a nível de comentários, fotografias e localização, possibilitando a sua inserção no Google Maps e pesquisa local. Além disso, permite aumentar o ranking do site e chegar a mais potenciais clientes.

Porquê usar?

Como já referido, a configuração de um perfil no Google My Business vai ajudar no posicionamento da empresa nos resultados dos motores de busca do Google. Assim, terá as seguintes vantagens:

  • Irá aparecer mais facilmente na pesquisa orgânica;
  • A empresa poderá ser inserida no Google Maps;
  • Usar a localização para classificar melhor nas pesquisas locais;
  • Os clientes poderão classificar a empresa facilmente.

A configuração da empresa nesta ferramenta permite que certos dados estejam correctamente listados, como o nome a morada, o contacto telefónico, website, o horário de funcionamento e a descrição da empresa. Estes dados aparecerão de forma consistente em todas as plataformas do Google, como:

  • Resultados de pesquisa do Google
  • Geolocalização
  • Google Maps
  • Comentários do Google

Assim, poderá fazer toda a gestão do perfil de negócios do Google, inclusive quando tem mais do que uma localização, a partir de um único painel.

Como optimizar o Google My Business?

1 – Comece por criar uma conta: aceda à plataforma para criar a sua conta.

2 – Preencha as informações: coloque os dados da empresa: nome, telefone, morada, horário, website, entre outros. Certifique-se de que as informações estão iguais às do seu website e se estão correctas.

3 – Faça a verificação: depois da criação da conta, o Google vai enviar um código para a empresa, de modo a verificar que é o representante legal da empresa.

4 – Personalize o painel: quanto mais informações adicionar, melhor.

5 – Coloque as categorias: deve colocar as categorias e atributos do negócio, pensando nas palavras-chave relacionadas com o seu negócio. Não se esqueça de ser específico.

6 – Peça avaliações aos clientes: muitas pessoas pesquisam antes de comprar algo. Por isso, as avaliações dos clientes são importantes, pois mais rapidamente vão estimular outras pessoas a efectuar compras.

7 – Responda às avaliações: principalmente se houver comentários negativos, é importante responder aos comentários. Se não responder a comentários negativos, os clientes ficarão ainda mais frustrados. Lembre-se de colocar as emoções de parte e responda, pedindo desculpas. Depois, fale com a pessoa em privado, por exemplo por email, para tentar solucionar o problema.

8 – Coloque fotos: deve ter, pelo menos, uma foto actualizada de perfil e de capa.

9 – Active as mensagens: se a pessoa quiser fazer alguma pergunta, é boa opção habilitar as mensagens.

10 – Crie conteúdo: pode, por exemplo, comunicar algum evento, mostrar produtos novos, novidades da empresa, entre muito mais.

11 – Acompanhe as estatísticas: através do Google My Business Insights, pode ver como o público localiza a empresa, as suas localizações, a que horas ligam, etc.