Email Marketing na era mobile

O Email Marketing evoluiu muito nos últimos anos e continua a trazer bons resultados. Hoje em dia, é possível ler os emails no smartphone, a qualquer hora e em qualquer local. Por isso, neste artigo damos dicas de como criar uma estratégia de Email Marketing na era mobile.

Dicas para optimizar o seu Email Marketing na era mobile

1 – Use templates prontos adequados a dispositivos móveis

As campanhas devem estar preparadas para ler lidas em qualquer tipo de dispositivo. Assim, as taxas de abertura aumentarão e a sua estratégia será mais assertiva.

2 – Assunto de email o mais curto possível

Na era mobile, é essencial dizer mais com menos. Porquê? Enquanto no computador é possível ler até 80 caracteres no assunto, em mobile só é possível ler 30.

3 – Optimize o nome de remetente

O nome de remetente é a informação sobre a empresa e muitas pessoas abrem os emails com base nesta informação. À semelhança do assunto, é essencial que o nome de remetente seja curto.

4 – Personalize os call to action

Faça com que os call to action tenham o tamanho adequado para que as pessoas possam clicar neles através do smartphone. O tamanho ideal é entre 45×45 px e 57×57 px. Deve ser fácil clicar no CTA. Caso contrário, o leitor não conseguirá abrir ou então abrirá um link errado. Assim, as pessoas vão eliminar a mensagem e não lerão mais os seus emails.

5 – Emails curtos e leves com equilíbrio entre texto e imagem

Os usuários tendem a ler rapidamente os emails. Por isso, convém que as mensagens sejam leves e carreguem de forma correcta.

Portanto, pense num layout com imagens leves e que sirvam para contextualização rápida e use texto que também seja, curto, rápido e fácil de ler.

6 – Movimento

Os GIFs têm tido algum relevo nos últimos tempos. Vão ajudar a que a sua mensagem seja mais dinâmica e apelativa. Use a criatividade para cativar os leitores

7 – Escreva o melhor conteúdo nos primeiros 250 pixéis de altura

Como os leitores lêem os emails cada vez mais rápido e preferem-nos curtos, o melhor conteúdo deve estar logo no início, para contextualizar e entender a campanha.

8 – Use landing pages responsivas

Se o leitor clicar num CTA e a landing page não for optimizada para mobile, a experiência será má e as pessoas não irão querer voltar a clicar nos emails.

Para definir uma estratégia de Email Marketing na era do mobile, siga estas dicas, pensando sempre na experiência do usuário. Verá que os resultados serão bons!