O SMS Marketing é usado pelas empresas para várias finalidades. Porém, o principal objectivo é, sem dúvida, o envio de campanhas promocionais, a fim de vender e promover os produtos e/ou serviços.
No entanto, esta forma de comunicação funciona quando a mensagem é enviada no timing certo. Por exemplo, enviar uma SMS à meia-noite não vai trazer os resultados esperados e traz má reputação para a empresa, pois irá incomodar as pessoas. Da mesma forma, quando pretende enviar campanhas promocionais, deve enviar as mensagens antes de as campanhas começarem, para que as pessoas tenham tempo de decidir fazer a compra.
Melhor hora para enviar SMS Marketing
Das 8:00 às 12:00
Esta é a melhor hora para enviar SMS Marketing, pois é quando as pessoas verificam as actualizações e as mensagens no telefone, tanto sms como emails. É também quando têm mais tempo para ler as mensagens e até mesmo fazer uma compra online.
Das 17:00 às 21:00
A partir das 17 horas, as pessoas estão a sair do trabalho, querem chegar a casa e comer. Depois das 21 horas, é menos provável que façam compras online, pois já se estão a preparar para ir dormir. Mesmo que o SMS estimule a compra, podem querer deixar para o dia seguinte e acabar por se esquecerem. Além disso, enviar mensagens a esta hora vai criar uma má impressão nas pessoas, pois, como já referido, vão-se sentir incomodadas.
E aos fins-de-semana?
Sábado, das 8:00 às 12:00
Uma vez mais, de manhã é a melhor hora para enviar SMS, porque após as 13 horas de sábado, as pessoas tendem a estar com família e amigos. Por isso, de manhã é mais provável que os clientes façam compras online.
Domingo, das 9:00 às 12:00
Ao domingo também pode enviar SMS, para dar tempo às pessoas de pensarem em fazer compras. Em vez de enviar a partir das 8 da manhã, envie a partir das 9.
Domingo, das 16:00 às 19:00
Evite este horário. As pessoas estão a relaxar e não irão reagir positivamente ao envio das suas campanhas.
Melhores alturas do ano para enviar SMS Marketing
Saldos de Janeiro
Os saldos de Janeiro costumam começar logo após o Natal. Por isso, enviar as campanhas por SMS no dia 26 de Dezembro e algumas ao longo do mês de Janeiro pode ajudar a aumentar as vendas.
Dia dos Namorados
Neste dia, as empresas ganham muito por causa dos presentes. Portanto, envie mensagens com ideias para os seus clientes ou incentive-os de outra forma para efectuarem compras.
Dia da Mãe e do Pai
Envie as promoções cerca de uma semana antes, para as pessoas pensarem nos presentes a oferecer aos pais.
Saldos de Verão
À semelhança dos saldos de Janeiro, enviar SMS às pessoas pode ajudar a impulsionar as vendas durante os saldos.
Black Friday
Este é o maior dia do ano para as lojas. Envie SMS a os seus clientes dias antes ou até mesmo semanas antes, a relembrar a Black Friday.
Dezembro/Natal
Nesta altura, as empresas preparam campanhas muito agressivas. Com tanta concorrência, pode ser difícil fazer com que a sua empresa se destaque. Todavia, ao enviar mensagens oportunas pode chegar mais rápido às pessoas que precisam de comprar presentes para familiares e amigos.
Aniversários
Cada vez se vê mais mensagens de aniversário personalizadas, enviadas pelas empresas. Com a ajuda de ferramentas de SMS Marketing adequadas, pode planear as suas mensagens de aniversário a enviar nas datas certas.
Agora que já sabe qual é a melhor hora para enviar SMS Marketing, comece a preparar as suas campanhas e envie-as na hora certa!