Ao criar um website, devemos ter atenção à adaptação para os dispositivos móveis. Hoje em dia, é impensável ter um site que não funcione em smartphones e tablets, pois as pessoas cada vez mais usam estes dispositivos em vez de computadores. Portanto, neste artigo damos-lhe uma checklist a ter em conta ao criar uma estratégia de mobile UX Design.
Mobile UX Design: checklist
Tudo tem de ser “touch friendly”
O que quer isto dizer? Todas as funcionalidades do seu website têm de ser de fáceis de “tocar”. Portanto, como as pessoas não estão a usar um rato de computador, tem de ter este aspecto em conta.
Todos os botões e CTA’s (call to action) devem ser grandes o suficiente
Em ecrãs mais pequenos, pode ser mais difícil ver os que está escrito e os botões onde as pessoas devem clicar. Além disso, se forem muito pequenos, torna-se difícil clicar neles.
O texto deve ser legível
À semelhança do ponto anterior, certifique-se de que é fácil ler o texto no smartphone. Não é bom sinal quando os usuários têm de aumentar o conteúdo para poder ler.
Os botões de interacção devem ser facilmente acessíveis
Coloque todos os menus, call to actions e outros botões em locais visíveis e de fácil acesso na área do ecrã.
Os elementos menos essenciais devem estar no footer/rodapé
Termos e condições, localização da empresa, contactos, valores e informações semelhantes devem estar no rodapé. Lembre-se que a informação mais importante e chamativa deve estar acima.
Não coloque texto nas imagens
As imagens com texto são mais difíceis de ler em smartphones.
Mostre as suas imagens num carrossel
Isto vai aumentar a interacção, assim como será muito mais interessante para ver as suas imagens num dispositivo móvel.
Formulários de contacto pequenos
Faça com que as pessoas tenham de escrever o menos possível, pois é mais difícil escrever num smartphone ou num tablet!
Com estas dicas, a sua estratégia de mobile UX Design será mais bem sucedida!