mitos do ux design

Há uma série de mitos do UX Design que todos devemos conhecer antes de planear um website. Vamos ver quais são.

Mitos do UX Design

Mito #1: As pessoas lêem na Internet

Na verdade, as pessoas só lêem textos na Web quando realmente estão interessadas no conteúdo. Acredite, isso é pouco frequente. Normalmente, as pessoas querem encontrar a informação o mais rápido possível, por isso se o conteúdo não interessar, os usuários vão ignorá-lo.

Portanto, evite blocos de texto longos, instruções desnecessárias e escrita promocional.

Mito #2: Todas as páginas devem ser acessíveis em até três cliques

A regra dos três cliques nem sempre é aplicável, ou seja, as pessoas não deixam o website ou aplicação se simplesmente não conseguirem encontrar a informação em 3 cliques ou toques. É verdade que o número de cliques necessários afecta a satisfação do usuário, mas não a taxa de sucesso.

O mais importante é, então, a facilidade de navegação e as constantes informações ao longo do caminho do usuário.

Mito #3: As pessoas não fazem scroll

Quando o conteúdo é longo, como artigos ou tutoriais, é normal que as pessoas façam scroll para poderem ler. É mais eficaz do que cortar o texto em páginas separadas.

Tenha atenção para que o conteúdo seja cativante logo no início, para incentivar as pessoas a ler a página toda.

Mito #4: Design significa criar um site bonito

Este é um dos mitos do UX Design mais recorrentes. O Web design é muito mais do que somente criar um site bonito. A parte funcional é mais importante do que a visual, portanto, design é sobre forma e função. Um bom design resolve facilmente os problemas, assim como se baseia na compreensão de como os usuários se comportam a navegar na Web.

Mito #5: A acessibilidade é difícil e cara

Para tornar o site acessível, não é necessário adicionar funcionalidades extra nem duplicar conteúdo. O melhor é avaliar os requisitos das pessoas com habilidades diferentes ao projectar a interface do usuário. O custo para construir um site acessível é o mesmo para desenvolver um que não é.

Mito #6: Os sites acessíveis são feios

A acessibilidade tem a ver com disponibilizar o conteúdo para usuários com diferentes habilidades e dispositivos. O ideal será separar o conteúdo (HTML) da aparência visual (CSS), de modo a permitir que os usuários escolham como aceder ao conteúdo.

Mito #7: O design tem de ser original

A originalidade é mais um dos mitos de UX Design. Muitos designers pretendem reinventar os padrões convencionais de design. No entanto, tais padrões funcionam, pois já foram testados quanto à usabilidade.

Mito #8: Os detalhes são irrelevantes quando o design é bom

Os pequenos detalhes, mesmo os mais mínimos, são importantes, ou melhor dizendo, são eles que fazem o design. Referimo-nos a detalhes como mensagens de erro ou uma peça de micro comunicação.

Mito #9: É preciso redesenhar o site periodicamente

Há quem pense que é boa ideia reformular a aparência de um site para aumentar as conversões e atrair novos clientes. No entanto, nem sempre os usuários gostam das mudanças, mesmo que o novo design seja melhor. Se quiser reformular o seu site, avalie o que funciona e o que não funciona. Assim, basta fazer pequenas alterações.

Mito #10: Os ícones melhoram a usabilidade

Mais um dos mitos do UX Design é pensar que os ícones vão fazer um bom trabalho. No entanto, os ícones são difíceis de memorizar e de compreender, ao contrário dos rótulos de texto.

Mito #11: Os usuários são iguais a nós

Isto é um engano e torna o design ineficiente. Claramente, o designer conhece bem os produtos/serviços e o seu website. Porém, os usuários não conhecem tão bem o produto/serviço, bem como têm diferentes atitudes e objectivos. Portanto, o ideal é conhecer os usuários, envolvê-los no processo de design e interagir com eles.

Mito #12: Um campo de pesquisa resolve os problemas de navegação

As pessoas só usam o campo de pesquisa quando não conseguem encontrar o que procuram. Normalmente, os campos de pesquisa funcionam bem em sites de venda de livros, DVD’s, CD’s e jogos de computador, ou seja, produtos que eles conhecem bem.

Mito #13: A Homepage é a mais importante

Ao longo dos anos, tanto a navegação como os comportamentos de busca dos usuários mudaram. Portanto, a página inicial recebe menos partilhas.

Mito #14: O conteúdo não é necessário para criar um website

Os usuários visitam os sites devido ao conteúdo, não pelo design. Por isso, o conteúdo é o elemento mais importante no design da interface do usuário.

Mito #15: As pessoas conseguem dizer o que querem

Muitas empresas perguntam às pessoas o que elas gostariam de ver no site. Há uma grande diferença entre imaginar o uso de algo e depois realmente usar. Além disso, as preferências das pessoas não são todas iguais. Isto não quer dizer que deixe de ouvir os clientes, mas deve saber o que e como fazer as perguntas, bem como interpretar as respostas.

Mito #16: Os testes de usabilidade são caros

Os testes de usabilidade podem ser rápidos e baratos. Até 5 usuários podem ser suficientes para testar tarefas específicas, assim como o recrutamento pode ser feito de forma simples.

Mito #17: As pessoas usam o produto da maneira como imaginamos que o fariam

Nem sempre os clientes usam o produto da forma como idealizamos, nem para o propósito inicial do mesmo. Muitas vezes, os usuários não se importam ou não entendem como funciona um produto. Por exemplo, muitas pessoas muitas pessoas escrevem URLs na barra de pesquisa do Google em vez da barra de endereços.

Mito #18: A estética não é importante se a usabilidade for boa

Obviamente, a usabilidade é um factor bastante importante, como referido no mito 4. No entanto, as emoções desempenham um papel importante na experiência do usuário. Se o design do website for visualmente apelativo, dá uma impressão positiva, pois os usuários vão achar o site mais credível e fácil de usar.

Mito #19: Os espaços em branco são desperdício

O espaço em branco é um elemento essencial no Web design, pois é responsável pela legibilidade e prioridade de conteúdos, bem como no layout visual e no posicionamento da marca.

Mito #20: As pessoas são racionais

As nossas decisões são impulsionadas pelas nossas emoções, mais do que pela lógica. A irracionalidade é previsível. Portanto, os bons designers podem aprender sobre a tomada de decisões humanas e criar produtos que realmente influenciam o nosso comportamento.

Mito #21: Simplicidade é o mesmo que minimalismo

A simplicidade é chave para um design excelente e inovador. No entanto, é muitas vezes confundida com minimalismo. É o caso do uso de ícones sem rótulos de texto, que não são compreendidos por toda a gente. Devemos optar pela simplicidade, mas não simplificar demais.

Tenha atenção a estes mitos do UX Design para poder criar um website que seja o mais fiel possível a uma boa usabilidade. No entanto, não se esqueça de fazer sempre pesquisa e ter atenção às tendências.

Quer saber mais sobre os mitos do UX Design? Visite o website UXMyths e leia com mais detalhe. Note que os artigos estão em inglês.