Ainda muitas empresas cometem o erro de pensar que o Email Marketing não gera resultados e é uma estratégia falhada. Na verdade, o que realmente acontece é que os resultados não são devidamente analisados. Para analisar correctamente os resultados, há que acompanhar as métricas de Email Marketing e saber quais são.
As ferramentas de email costumam disponibilizar relatórios, nos quais é possível avaliar estas métricas, como a taxa de abertura e a taxa de cliques.
Neste artigo, vamos mostrar quais as métricas de Email Marketing que ajudam a acompanhar de perto as suas campanhas e a medir os resutlados.
Métricas de Email Marketing
1 – Taxa de entrega
Esta métrica é o número de emails que foram realmente entregues à sua base de dados. Se tem uma baixa taxa de entrega leia o nosso artigo sobre dicas de Email Marketing.
2 – Taxa de abertura
Esta taxa diz-nos quantas pessoas abriram o email. Esta taxa diz-nos se a estratégia está a ter sucesso, nomeadamente se a linha de assunto foi bem escolhida. Se a taxa de abertura é baixa, pode melhorá-la das seguintes maneiras:
- Conteúdo relevante: envie conteúdo que possa realmente interessar aos seus leitores.
- Trabalhe a linha de assunto: escolha um assunto forte, que desperte a curiosidade e capte a atenção das pessoas. Para isso, analise os gostos e preferências dos leitores.
- Segmente o público: a segmentação é muito importante. Como referimos no ponto acima, analise o público e as suas preferências.
3 – Taxa de spam
Se não estiver atento a esta taxa, pode prejudicar a sua reputação e imagem da marca. Isso porque pode haver muitas pessoas a marcar os seus emails como spam sem se dar conta. Por isso, esteja sempre atento. O ideal é limpar a sua lista de contactos regularmente, enviar emails de um endereço constante e ser honesto nas linhas de assunto. Leia o nosso artigo sobre como evitar a caixa de spam.
4 – Taxa de rejeição (bounce rate)
Ao contrário da taxa de entrega, este é o número de emails que nunca chegaram aos destinatários. Há dois tipos de rejeição: hard bounces e soft bounes. Para entender melhor as diferenças entre cada uma, leia o nosso artigo sobre esta matéria.
5 – Taxa de unsubscribe
Esta métrica é o número de pessoas que cancelam a inscrição na lista de contactos. Uma pessoa pode cancelar por diversos motivos, mas se a taxa for grande, há que repensar a estratégia.
O ideal é esta taxa rondar cerca de 1%. Mais do que isto, é preciso avaliar o que está a correr mal.
Avalie a frequência com que envia emails, se emprega a linguagem correcta, etc.
6 – Taxa de cliques
Esta é uma das principais métricas de Email Marketing, pois dá-nos dados sobre o número de vezes e o número de pessoas que clicaram nas ligações. Esta métrica deve ser acompanhada com frequência, pois calcula a performance de cada email. Assim, será que tipo de email gera mais interacções.
7 – Taxa de conversão
O principal objectivo do Email Marketing é tornar as leads em clientes. Portanto, a taxa de conversão mostra quantas pessoas concluíram a acção proposta no email, como ir para uma landing page ou efectuar uma compra.
8 – Taxa de crescimento da lista
Como o próprio nome indica, esta métrica analisa o crescimento da lista de contactos. Ajuda a avaliar qual é a melhor estratégia para abordar os usuários e convertê-los em leads.
Uma boa dica para aumentar a taxa de crescimento é colocar o link para assinar a newsletter, em todas as páginas do site, para atrair mais visitantes. É também importante usar técnicas de SEO, para atrair novos visitantes ao site.
9 – Retorno no investimento (ROI – Return on Investment)
Esta é uma das mais importantes métricas de Email Marketing para analisar a performance geral da campanha e se está a haver o retorno esperado.