hard bounces

Bounce é um endereço electrónico que não pode receber emails por causa de algum erro, seja ele permanente ou temporário. Significa, portanto, que o seu email enviado foi rejeitado por esse lead.

Os bounces são também uma métrica de qualidade da sua base de contactos, pois altos níveis de rejeição de email indicam que precisa de rever e limpar a sua lista, assim como a maneira como esses leads são capturados.

Existem dois tipos: Soft Bounces e Hard Bounces. Vamos ver quais são e como funcionam.

Diferença entre Soft e Hard Bounces

Soft Bounces

É quando um lead rejeita o seu email por algum motivo temporários, como:

  • Caixa de entrada cheia;
  • O servidor de email do lead não responde;
  • O email é muito grande e demora a ser entregue;
  • A protecção antispam do servidor rejeitou a campanha;
  • Foi ultrapassada a quantidade máxima de envios para o mesmo servidor, num determinado período de tempo.

Quando o lead deixa de ser um Soft Bounce, a campanha não é reenviada. No entanto, é possível enviar outras campanhas para este lead, pois esse estado é temporário.

Hard Bounces

Os leads são classificados como Hard Bounces quando:

  • O endereço de correio electrónico do lead não existe ou foi escrito de forma incorrecta;
  • O domínio não existe;
  • O servidor de email do lead bloqueou o envio dos seus emails.

O Hard Bounce é um estado permanente, ou seja, esse lead não será reactivado para enviar as suas campanhas.

É recomendável que a sua campanha não tenha mais do que 3% de Hard Bounces, pois os altos índices desse erro são um indicador de que a sua lista de contactos foi comprada ou já é muito antiga. Portanto, sempre que um email retorne como Hard Bounce, é aconselhável inactivá-lo da lista de contactos, para garantir a boa reputação nos servidores de email.

Quer saber mais sobre Email Marketing? Clique aqui.