marketing de conteúdo - content marketing

O marketing de conteúdo tem tido muito relevo nos últimos tempos. De acordo com Joe Pulizzi, o marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido. O marketing de conteúdo é uma estratégia cada vez mais adoptada pelas empresas. Consiste, portanto, em produzir conteúdo com o objectivo de informar o público-alvo e também para se tornarem referências em determinados temas. A ideia em informar o público-alvo tem o intuito de transformar os leitores em novos consumidores.

Neste artigo, vamos falar sobre os três R’s do sucesso do marketing de conteúdo, para compreender melhor esta matéria.

3 R’s do sucesso do Marketing de Conteúdo

1 – Registar

Quando estiver a pensar no planeamento de comunicação, lembre-se que deve registar tudo. Responda a perguntas como “onde a minha marca quer chegar?”. Isto é a base para que o conteúdo certo comece a ser explorado.

2 – Repetir

Mais do que publicar constante e regularmente o seu conteúdo, para que ele seja realmente uma estratégia, a questão principal é a persistência. Elabore um calendário editorial e invista em conteúdos de qualidade. Lembre-se que o marketing de conteúdo demora algum tempo para que comece a trazer resultados: cerca de 20 meses!

3 – Remover

Este “R” refere-se à remoção de distracções ou do que não é adequado ao seu objectivo. Ou seja, escolha os melhores lugares estratégicos para publicar e promover. Não é preciso estar presente em todos os canais existentes, portanto, foque-se nos meios que fazem mais sentido para o seu negócio.

Ao analisar estes três R’s, percebemos que nos dão insights para outras áreas do que marketing que não só o conteúdo. Portanto, foque-se no seu objectivo, crie conteúdos relevantes para o seu público-alvo e nunca se esqueça de que esses conteúdos têm de a sua marca!